Gestores de finanças participam de treinamento

Fazenda
07/02/2013 15h46

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria de Finanças (Sefin), promoveu o treinamento direcionado aos diretores financeiros e aos servidores municipais envolvidos na execução orçamentária, financeira e contábil do município, que utilizam o Sistema Financeiro Integrado (SFI) e o Sistema de Auditória Pública (SISAP).

O treinamento aconteceu desde o dia 4 de fevereiro, até o encerramento na tarde desta quinta-feira, 7, na seda da Secretaria de Finanças. Com um total de 16 horas, o curso gratuito proporcionou aos 30 funcionários participantes a capacitação da utilização das ferramentas disponibilizadas pelo SFI e SISAP.

O objetivo da capacitação é fazer com que os gestores gerenciem os recursos públicos com segurança e transparência, além de potencializar o cumprimento das determinações e diligencias emanada dos órgãos de controle interno e externo.

A capacitação também oferece suporte ao gerenciamento das contas do município, habilitam os gestores conferir informações sobre convênios, licitações, contratos, elaboração de relatórios, geração de arquivos via SISAP ao Tribunal de Contas do Estado e dar agilidade nos processos financeiros.

De acordo com o instrutor e coordenador de Administração Geral, Marcos Dias, esse é apenas o começo. "Nossa intenção é estender a capacitação para um número maior de servidores, mas agora é o momento de inteirar os novos diretores financeiros, visando resolver uma necessidade mais urgente", explicou.

Para a servidora do setor financeiro da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom), Claudice Gaspar, que atua na área há 18 anos, o curso foi vantajoso. "O curso foi proveitoso não só para os funcionários novatos, como também para quem já está na ativa", comenta.