Nutricionistas do Cemar orientam pacientes do SUS

Saúde
07/02/2013 16h58

De 29 de janeiro a  4 de fevereiro, os nutricionistas do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), no bairro Siqueira Campos,  orientaram usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para os hábitos alimentares corretos. O serviço foi direcionado às pessoas que aguardavam atendimento na sala de espera. O Cemar é vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A nutricionista Mychelyne Ferreira disse que o objetivo do trabalho foi chamar a atenção quanto ao consumo de alimentos ricos em gordura, açúcar e sal, incentivando hábitos alimentares mais saudáveis para a melhoria da saúde e qualidade de vida.

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que mais de 90% da população come menos frutas, verduras e legumes que o recomendado. A pesquisa mostra, ainda, que 68% consomem abaixo do índice ideal de fibras. De acordo com o levantamento, 48% dos brasileiros estão com sobrepeso e 15% já podem ser classificados com obesidade. Oitenta e seis por cento consomem mais gorduras saturadas que o necessário e 61% abusam do uso do açúcar, o que contribui para o surgimento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), como hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, câncer, entre outras.

Segundo Mychelyne Ferreira, medidas mais saudáveis devem ser adotadas, como alimentação adequada e equilibrada, atividade física regular, abandono do fumo e álcool, entre outras precauções para se conseguir mais saúde e uma melhor qualidade de vida.