Carnaval 2013: Saúde garante Ponto da Prevenção e Vigilância Sanitária

Saúde
07/02/2013 17h34

Inspeções sanitárias nos pontos de venda e lanches de bebidas no Carna Caju 2013, Bloco Rasgadinho e demais carnavais de rua da cidade, além da distribuição gratuita de 54 mil preservativos masculinos e femininos no Ponto da Prevenção. Estas são algumas das ações planejadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju para o Carnaval de 2013.

De 8 a 12 de fevereiro, a Saúde atuará por meio de duas frentes: a Coordenação da Vigilância Sanitária e Ambiental (Covisa) e o Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais. A secretária municipal da Saúde, Goretti Reis, explica que “o objetivo é reforçar cuidados preventivos para garantir o bem estar da população e dos visitantes”.

Com a barraca do Ponto da Prevenção, montada a partir das 18h durante o Carna Caju 2013 na Orla de Atalaia, a SMS reforça a importância do sexo seguro.“O uso do preservativo é um cuidado essencial para se evitar doenças sexualmente transmissíveis. Precisamos conscientizar os foliões, pois doenças perigosas como sífilis e Aids, infelizmente, continuam fazendo novas vítimas em nosso município ”, enfatiza Goretti Reis. 

Sobre o  Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, a coordenadora, Marília Uchôa,  informa que “a cada dia o ponto disponibilizará 14 mil preservativos masculinos, gel lubrificante e preservativos femininos. O Ponto da Prevenção também distribuirá 3.500 bolsas porta cédula de brinde com mensagens de prevenção”, informa.

Com a atuação da Vigilância Sanitária, que este ano também visita carnavais de rua de bairros e áreas periféricas da cidade, a SMS espera prevenir intoxicações alimentares e infecções causadas por alimentos contaminados ou mal acondicionados que possam vir a ser vendidos nas festas.

O coordenador da Vigilância Sanitária, Ávio Batalha de Britto,  reforça que durante o período carnavalesco a população deve manter cuidados redobrados com a ingestão de alimentos.  Segundo dados da Covisa, no Bloco Rasgadinho, em 2012, foram realizadas mais de 600 inspeções, sendo apreendidos 34 bisnagas de molho e 3.000 canudos inadequados.

“Este ano nenhum detalhe será negligenciado pelos fiscais sanitários. Atuaremos em bares, barracas de drinks e com vendedores ambulantes, sempre observando detalhes como a procedência da carne vendida, a higiene do local, o modo como o alimento é manipulado, as condições do gelo e a disponibilidade de condimentos e canudos em sachês”, explica Ávio Britto.