‘Traços Cruzados’ expõe arte contemporânea no Mirante da 13

Funcaju
08/02/2013 16h22
Início > Noticias > 53387

Iniciou nesta quinta-feira, 7,  a exposição ‘Traços Cruzados', mais uma mostra de artes apresentada no Mirante da Praia Formosa do bairro 13 de Julho, uma das unidades da Secretaria Municipal de Cultura e Eventos (SMCE). A artista visual gaúcha Eliane Bruél, exibe seus desenhos em conjunto com o jovem desenhista Marcelo Santana, de Aracaju. Os trabalhos individuais dos dois artistas ficam expostos no Mirante até o dia 20 deste mês.

O encontro inusitado e criativo entre Eliane, que tem 25 anos percorridos nas artes plásticas, e o estudante secundarista Marcelo, de 17 anos, se deu através da madrinha dele, amiga de Eliane, que identificou muita semelhança no traço dos desenhos feitos por ambos os artistas.

"A gente tem a mesma espontaneidade, a maneira de fazer o traço, o uso constante da figura humana, o olhar que integra, que faz uma relação entre o expectador e o artista. A diferença entre eu e ‘Marcelinho' é apenas cronológica. Quem pode qualificar o artista e dar a ele valor?", disse Eliane Bruél, que além do trabalho na arte contemporânea, que lhe deu oportunidade de expor até no exterior, aplica sua a arte como método de terapia para pessoas com distúrbios psicológicos, em Porto Alegre (RS).

Marcelo Santana descobriu sua habilidade para os traços já aos 6 anos de idade, quando desenhava em seus cadernos de escola. Aos poucos o talento foi chamando a atenção dos colegas, que logo lhe renderam pedidos de ilustrações nos cadernos deles também. Está é a primeira vez que o adolescente expõe seus trabalhos, sem esconder o nervosismo da estreia, planeja dar continuidade a carreira artística.

"Planejo fazer cursos de desenho em Aracaju, especializar meus traços. Espero que esta exposição abra portas para mim aqui em minha cidade e até fora. Estou confiante na opinião que a Eliane tem do meu trabalho", conta Marcelo, que aguarda ansioso por um sinal positivo à possibilidade de levar a mostra, feita junto de Eliane, para ser exposta também no Rio Grande do Sul.

A coordenadora do Mirante, Laila Dultra Alvim, reitera que o espaço está aberto para receber mostras dos artistas de Aracaju, para isso, bastando que os interessados procurem a administração da unidade, levando um portfólio ou amostras do trabalho artístico desenvolvido. "Queremos receber aqui exposições que expressem o potencial criativo dos aracajuanos. Artistas plásticos, escritores e artesãos são bem vindos para mostrarem o seu talento para a grande quantidade de turistas que nos visitam", completa.

Sobre o Mirante

O Mirante, além de ser um local de exposições, é uma referência turística da cidade. Está aberto ao público todos os dias da semana, de segunda a sexta das 9h às 21h, sábados, domingos e feriados das 9h às 15h.