A presidente da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), Gláucia Guerra, juntamente com a gerente do Programa Mesa Brasil do Serviço Social do Comércio (Sesc), Jaqueline Lima, e a supervisora regional do Programa Cozinha Brasil do Serviço Social da Indústria (Sesi), Juliana de Goes Souza, realizaram um encontro deliberativo, voltado para a formação de parceria e estreitamento de contato entre as unidades, a partir da implementação de oficinas de capacitação relacionadas ao projeto de alimentação sustentável do Mesa Brasil Sesc e Cozinha Brasil Sesi.
A pretensão é que as oficinas auxiliem no combate ao desperdício alimentar e nas melhores formas de preparo dos gêneros alimentícios, tendo como público-alvo os ambulantes e feirantes, além de merendeiras que atuam nas escolas e creches da Rede Municipal de Ensino.
Segundo a presidente da Fundat, a capacitação de funcionários do serviço municipal também contribuirá no direcionamento da atual gestão sobre o uso consciente do dinheiro público. "A capacitação ajuda a eliminar eventuais desperdícios, auxiliando na redução de gastos e na melhor aplicabilidade dos recursos, além de viabilizar o reaproveitamento de alimentos de forma bastante saudável", explica.
A próxima etapa é a elaboração da ação compartilhada que será apresentada à Secretária Municipal de Educação e ao presidente da Emsurb, para validação e agendamento da execução do projeto.
Programas
O Mesa Brasil do Sesc volta suas ações para o combate ao desperdício alimentar e a promoção da segurança alimentar de indivíduos em situação de maior vulnerabilidade. As estratégias de ação do Mesa Brasil dividem-se na modalidade de Colheita Urbana, em que os alimentos recebidos por doadores são entregues diretamente nas entidades beneficiadas, sem formação de estoques; ou na modalidade de Banco de Alimentos, em que as doações ficam armazenadas em espaços do próprio Programa e depois podem ser retiradas por outras entidades parceiras.
Já o Cozinha Brasil do Sesi destina-se ao ensino popular sobre a melhor forma de preparar alimentos, a partir do manuseio correto e sem desperdícios. A partir da parceria com escolas, associações, entidades públicas e privadas, o Programa realiza cursos presenciais de educação alimentar para o público geral, disseminando os conceitos de uma alimentação saudável e sem muitos gastos.