Cuidados especiais garantem aproveitamento de material reciclável

Serviços Urbanos
15/02/2013 09h25
Início > Notícias > Cuidados especiais garantem aproveitamento de material reciclável

Reciclar é preciso. Os benefícios da reciclagem já foram amplamente discutidos e o processo até já faz parte do dia-a-dia de diversas empresas e residências. Entretanto, para que este novo hábito mundial não seja desperdiçado, é necessário ter alguns cuidados desde a separação do que é lixo seco (reciclável) e do que é lixo úmido (orgânico). A Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care) é o destino dos resíduos inorgânicos coletados em Aracaju e recebe diariamente mais que papel, metal, vidro e plástico.

A presidente da Care, Vaneide Ribeiro Santos, explica que a população ainda descarta alguns materiais de forma inadequada, que não possuem condições de aproveitamento. A caixa de leite Longa Vida que não é lavada internamente é um exemplo. A rigor, todas as embalagens de alimentos úmidos devem ser lavadas e secas antes da separação. Os resíduos orgânicos comprometem o material, que acaba rejeitado na cooperativa.

Outro cuidado na hora da separação do lixo é com guardanapos e papéis em geral que tenham tido contato com produto orgânico. Esses devem ir para o recipiente de lixo normal. Além disso, alguns tipos de materiais, embora sejam passíveis de reciclagem e reaproveitamento, não entram no processo de reciclagem em Aracaju. É o caso de vidro temperado, espelhos, tampo de vidro de móveis, isopor e pratos e talheres plásticos descartáveis. "A Care não possui equipamento adequado para realizar a reciclagem destes produtos. Em São Paulo eles poderiam ter este tratamento, mas o custo para prensá-los e enviá-los é inviável para a Cooperativa", esclarece Vaneide Santos.

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) auxilia a Cooperativa no recolhimento do lixo reciclável em Aracaju com o Programa de Coleta Seletiva de Resíduos Inorgânicos. No ano passado, a Emsurb recolheu quase três mil toneladas de resíduos inorgânicos, que deixaram de ser levadas ao Aterro Controlado Santa Maria. Materiais que levariam dezenas, centenas e até milhares de anos para se decompor. A média mensal é de 200 toneladas de material recolhido pela equipe de 17 trabalhadores - entre motoristas, fiscais e agentes - e transportado nos cinco caminhões coletores do Programa.

O itinerário da coleta seletiva abrange a cidade em diferentes dias e horários da coleta domiciliar e está disponível para consulta no site da Emsurb. A diferenciação de rota proporciona maior comodidade e segurança à população, que pode realizar o descarte próximo à residência com a certeza de que o material separado com tanta dedicação será realmente aproveitado e reciclado.

A inserção dos bairros no programa não é feita por acaso. Após um estudo técnico da área, os moradores são visitados por agentes ambientais e recebem orientação de como realizar a separação dos materiais e da importância deste procedimento para o meio ambiente. Entre as localidades atendidas pelo programa estão os conjuntos Bela Vista, Santa Lúcia, Beira Mar I e II, Médici, J. K., Sol Nascente, os bairros Cirurgia, Getúlio Vargas, 13 de Julho, São José, Aeroporto, Jardins, Siqueira Campos, Grageru, Aruana e Inácio Barbosa; Loteamento Parque dos Coqueiros, Jardim Esperança e Beira Rio, além de órgãos públicos, universidades, hotéis e empresas privadas.

Saiba o que pode ou não ser descartado para a reciclagem.

TIPO DE MATERIAL

RECICLÁVEL

NÃO RECICLÁVEL

VIDRO

Tampas, potes, garrafas de bebidas, copos, embalagens.

Espelhos, cristal, ampolas de medicamentos, cerâmicas e louças, lâmpadas, vidros temperados planos.

PLÁSTICO

Tampas, potes de alimentos, frascos, utilidades domésticas, embalagens, garrafas de refrigerantes e água mineral, sacos, sacolas.

Cabos de panela, tomadas, embalagens metalizadas, isopor, adesivos, espuma.

METAL

Latas de alumínio, latas de aço, tampas, ferragens, canos, esquadrias e molduras de quadro.

Clipes, grampos, esponjas de aço, latas de tinta, latas de aerossol, pilhas e baterias.

PAPEL

Embalagem longa vida, apara de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, formulários de computador, folhas de caderno, cartolina, cartões, rascunhos escritos, envelopes, fotocópias, folhetos, impressos em geral.

Adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografia, papel toalha, papel higiênico, papéis e guardanapos engordurados, papéis metalizados, parafinados e plastificados.