Desde o dia 14 de fevereiro, agentes ambientais e técnicos da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) percorrem ruas do Bairro Industrial, mais especificamente, na localidade da Matinha, levando de porta em porta informações sobre a preservação ambiental e a importância de não descartar o lixo orgânico nas ruas. A participação da população no descarte correto do lixo propicia uma melhor qualidade de vida com ausência de mau cheiro e animais transmissores de doenças, como ratos, baratas e escorpiões.
De acordo com as educadoras socioambientais Eliana dos Santos e Daniela Soares, os agentes recebem orientação em sala de aula antes de irem a campo. São duas turmas em turnos diferentes, cada uma com cerca de 10 alunos, que realizam trabalhos reflexivos e de descontração, sempre com foco em meio ambiente, com o auxilio de textos e vídeos.
O caminhão coletor convencional transita nas ruas do bairro às segundas, quartas e sextas. No local também são disponibilizadas duas caixas coletoras fixas, onde os moradores podem depositar entulhos e descartes mais pesados. A ação no Bairro Industrial será finalizada no final desta semana. O destino seguinte dos agentes ambientais é o bairro Cirurgia.
Ponto de Lixo
Uma mudança vista e festejada pelos moradores do Bairro Industrial é a conservação do canteiro na avenida General Calazans, próximo à Matinha. Antes o local abrigava ponto de lixo, que trazia mau cheiro e insetos para as residências, além de incomodar transeuntes e frequentadores dos restaurantes da localidade. A Emsurb desativou o ponto de lixo e o transformou em um belo jardim.