Nova secretaria promete agilizar arborização em Aracaju

Serviços Urbanos
22/02/2013 11h37
Início > Notícias > Nova secretaria promete agilizar arborização em Aracaju

Desenvolver medidas técnico-científicas para fomentar o aumento e a conservação da massa arbórea da cidade.  A partir desta ideia, na tarde da última quinta-feira, 21, aconteceu a primeira reunião de 2013 do Comitê Consultivo de Arborização do Município de Aracaju, apresentando a nova formação com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O encontro foi realizado na sede da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Aease) e contou com a participação de várias entidades que lidam com questões ambientais.

O gerente de Áreas Verdes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos e também integrante do Comitê Francisco Ney abriu o encontro apresentando as ações do grupo no ano de 2012. "A Emsurb dava todo o suporte necessário às ações desenvolvidas pelo grupo. Com a criação da pasta de Meio Ambiente, o comitê passa a ter um reforço importante, ou seja, o novo secretário assume a presidência do comitê ainda com o apoio necessário da Emsurb", explicou ele, destacando o desenvolvimento do plano diretor de arborização da capital pelo Comitê com ajuda de outros órgãos e entidades.

Em seguida, o secretário Municipal do Meio Ambiente, Eduardo Matos, comandou a discussão do encontro atendendo as sugestões. Neste primeiro momento, decidimos analisar o que já foi feito em cima desse plano e realizar algumas adequações para que em nosso próximo encontro seja concluído esta etapa e, ao invés de se constituir uma lei, seja criado um decreto que facilite o processo de aprovação pelo chefe do executivo, que desde que assumimos a pasta cobra para que se tenha mais arborização", destacou Eduardo Matos.

O presidente da Emsurb, Júlio Flores, reiterou o apoio do órgão ao comitê nesta nova fase. "Acredito e confio na importância deste comitê na preocupação em arborizar a capital. A Emsurb continuará oferecendo o apoio necessário nas discussões que envolvem questões de plantio, recuo de calçadas, arborização de praças e avenidas, dando o total suporte com o laboratório vivo que é o Parque da Sementeira e outros serviços", disse o gestor.

Alana Vasconcelos, aluna da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e assessora do programa UFS Ambiental, compartilhou seu contentamento em participar do encontro. "Fiquei satisfeita com a participação da nova Secretaria de Meio Ambiente nessa questão que é tão importante para o bem-estar da cidade e da população, já que atualmente se disputa o espaço de árvores com calçadas e obras, por exemplo. Acredito que iremos somar esforços para o mais breve possível colocar em prática ações que possibilitem mais áreas verdes em Aracaju", conclui.

Composição

O Comitê Consultivo de Arborização do Município de Aracaju, criado através do decreto nº 2.270/09 e com sua composição alterada também por decreto de nº 3.474/11, é composto pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sama), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Aease), Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), Secretaria de Estado do Planejamento de Sergipe (Sedurb), Administração Estadual de Meio Ambiente (Adema), Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Conselho Regional de Arquitetura e Agronomia (Crea), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), Universidade Tiradentes (Unit), Universidade Federal de Sergipe (UFS), ONG Vida Ativa, ONG Ciclo Urbano, Sociedade Semear, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Energisa.