Representando uma das secretarias que atuarão durante o mutirão da Prefeitura de Aracaju, neste sábado, 20, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) organiza uma série de atividades e oficinas profissionalizantes, com intuito de aproximar a população dos serviços desenvolvidos pelo órgão.
Mais de 30 profissionais da Fundat estão sendo mobilizados para participar do evento, como membros da diretoria técnica, servidores e assessores. A estimativa é que mais de 200 pessoas participem das oficinas realizadas no local, dentre as quais a de corte de cabelo, desenvolvida através da parceria com o Senac, a de confecção de biscuit e a de montagem de currículo. Para esta última, estão sendo designados coordenadores da Fundat, com o objetivo de explicar a finalidade do documento e os seus principais métodos de elaboração.
"Por hora, acontecerão duas oficinas de currículo com um público estimado de 20 pessoas. Ao final, os participantes terão a oportunidade de elaborar o documento e deixá-lo devidamente pronto para ser distribuído nas agências empregadoras", afirma a diretora da Divisão Técnica da Fundat, Alzira Carvalho.
Agência do Trabalhador e CredPovo
Durante o evento, será oficialmente lançada a Agência do Trabalhador, considerada um dos projetos estruturantes da Fundat e responsável por facilitar a intermediação entre as empresas contratantes e os alunos egressos de cursos profissionalizantes da fundação. A meta da Agência é realizar a formação de profissionais qualificados e capazes de atender as necessidades de trabalho das empresas locais.
Ainda funcionará no local, os serviços de consultoria do CredPovo direcionados aos profissionais interessados em criar ou ampliar seu próprio negócio, através da utilização de linhas de financiamento de instituições bancárias. Segundo explica o diretor do CredPovo, Antônio Braz, para o mutirão, serão designados dois profissionais que farão o atendimento ao público, explicando como ocorre o serviço de crédito e quais as condições de financiamento.
"Na verdade, faremos uma apresentação do projeto e explicaremos como funcionam as linhas de financiamento para o microempreendedor. Caso haja o interesse, será levado o pedido de adesão ao serviço às instituições financiadoras, logo na próxima segunda-feira. Depois, o contato será feito entre a agência bancária e o cidadão. Neste momento, só atuamos como intermediário desse processo", explica.
Importância
O mutirão, inicialmente realizado no conjunto Almirante Tamandaré, no bairro Santos Dumont, é uma iniciativa da Prefeitura de Aracaju, que pretende levar os serviços oferecidos pela administração municipal para cada bairro da cidade. Segundo a avaliação da presidente da Fundat, Gláucia Guerra, o evento se constitui como uma oportunidade de aproximar o público dos serviços oferecidos pela fundação.
"A iniciativa da administração vai ser de grande valia para divulgar o que a Fundat vem oferecendo de produtivo para a qualificação profissional do cidadão aracajuano. Neste sentido, a Agência do Trabalhador atua especialmente como um dos grandes pilares para o desenvolvimento dessas ações e, por isso, aproveitamos o momento para apresentá-lo à população", diz.