Agência do Trabalhador aproxima profissional qualificado do mercado de trabalho

Formação para o Trabalho
01/03/2013 10h11

A qualificação profissional e a oportunidade de inserção dos aracajuanos no mercado de trabalho são um dos compromissos da atual gestão municipal. A meta, oficialmente declarada pelo prefeito João Alves, é preencher 15 mil postos de trabalho local por ano, com profissionais habilitados nos cursos e oficinas de capacitação oferecidos pela Prefeitura, através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat).

Para isso, além dos intensivos esforços na realização destes cursos, a administração municipal também investe na criação da Agência do Trabalhador, que consiste em um programa voltado para o encaminhamento de alunos egressos dos cursos da Fundat às empresas locais. O objetivo é facilitar a contratação destes profissionais, a partir da disponibilidade de mão- de- obra qualificada para o mercado, assim como promover o reposicionamento de trabalhadores sem perspectivas de empregabilidade. 

Segundo a presidente da Fundat, Gláucia Guerra, a Agência do Trabalhador atua como um canal de viabilidade de emprego para o cidadão qualificado, que, muitas vezes, acabava tendo dificuldade de colocar em prática o conhecimento aprendido durante os cursos.

"A Agência vem suprir uma necessidade dos alunos egressos que não tinham condições de acesso aos contratantes, seja por dificuldade financeira ou por falta de conhecimento de como buscá-los. Dessa forma, a formação realmente terá sua validade, na medida em que os alunos estarão atuando na área da qual foram qualificados e que estão prontos para exercer profissionalmente", afirma.  

Etapas

O processo de encaminhamento dos alunos já começa desde a execução dos cursos, quando eles são orientados sobre a melhor forma de preparação do currículo e tipos de abordagem apropriada durante a entrevista de emprego. "Nesta etapa, os formandos já estão completamente instruídos sobre as habilidades técnicas da função estudada. Agora, eles só vão receber estas orientações como uma forma de melhor prepará-los antes do contato com seus eventuais empregadores", explica o assessor da Divisão Técnica da Fundat , Márcio Caetano.

  Em seguida, os currículos dos alunos ficam inseridos em um banco de dados da Agência, sendo separados de acordo com o tipo de formação realizada durante seu curso. Para as empresas parceiras do programa, estes documentos ficam à disposição do seu setor de contratação, como uma forma de agilizar os processos seletivos e garantir o preenchimento de vagas por profissionais habilitados em cursos reconhecidos.

Após a fase de contratação, os alunos contemplados com uma vaga de trabalho continuam sendo acompanhamento por técnicos da Fundat, durante o período de um ano. Segundo Márcio, a finalidade é identificar as necessidades destes alunos, tanto com relação às empresas contratantes, quanto com as formações realizadas.

"Eles nos informam se o curso atingiu o nível de satisfação para o que o mercado de trabalho está desejando naquele momento, assim como podem descrever a sua prática de trabalho ou relação profissional com o contratante. Estas informações nos serão úteis para eventuais ajustes do conteúdo ensinado, da forma de preparação do profissional e ainda sobre como otimizar o relacionamento entre funcionário e classe patronal", explica.

Parcerias 

Por meio de visitas às empresas locais, membros da equipe técnica da Fundat têm a função de formalizar parcerias que irão facilitar o acesso das empresas ao banco de dados dos alunos egressos, além de conhecer de perto quais as principais demandas de trabalho do mercado local. De acordo com Márcio Caetano, as visitas acontecem semanalmente em diversas empresas locais, concentrando as atenções em setores estratégicos do mercado.

"Alguns campos de trabalho ganham preferência durante as visitas, como os shoppings, as empresas da área de construção civil, setor de hotelaria e supermercados, já que eles oferecem uma grande oportunidade de postos de trabalho que contemplam grande parte da formação dos cursos da Fundat", explica.

Para as empresas interessadas em atuar como parceiras da Agência, é possível mandar uma mensagem eletrônica para o endereço agencia.trabalhador@aracaju.se.gov.br, ou ainda, ligar para o telefone 3179-1331/Ramal 227. "Nós estamos abertos a realizar visitas presenciais, caso os contratantes desejam conhecer de perto o programa. A intenção é ampliar, ao máximo possível, as oportunidades de possíveis postos de trabalho para os alunos capacitados pela Fundat", finaliza Márcio.