Até as 10h da manhã de hoje, 2, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferta testes de glicemia capilar para os moradores do conjunto Almirante Tamandaré durante o programa Prefeitura nos Bairros. A dona de casa Maria Francisca dos Santos já fez o teste no evento e acredita que é uma ação importante para combater o diabetes.
"Apesar de me prevenir diariamente contra esta doença, evitando o consumo excessivo de açúcar na minha alimentação, vejo que o diabetes é muito comum no Brasil e também é perigoso quando não tratado precocemente por isso fiz questão de conhecer mais desse exame que é rápido e prático", revelou Maria Francisca.
Com uma simples coleta de uma gota de sangue, os testes de glicemia capilar dão o resultado imediato para o paciente. A enfermeira Nelma Vasconcelos explica que os testes são indicadores importantes para detecção precoce do diabetes.
"Para fazer o exame, o cidadão passa por jejum prévio de 12 horas e assim pode aproveitar oportunidade de conferir se está tudo bem com saúde. Embora o teste não dê um diagnóstico completo confirmatório para o diabetes, já é um indicador extremamente eficaz e permite que encaminhemos os casos de suspeita para fazer exames mais conclusivos que também são ofertados gratuitamente pela Prefeitura de Aracaju", explica a enfermeira.
O membro do conselho de Saúde do bairro, João Batista Ferreira, também conferiu os testes e parabenizou a Prefeitura de Aracaju pela iniciativa. "Ter acesso ao exame é muito bom, principalmente para pessoas nem sempre têm tempo de ir ao posto de saúde. A Prefeitura de Aracaju acertou em escolher beneficiar a nossa comunidade porque aqui no bairro Santos Dumont é rara uma ação como esta, que traz tantos serviços públicos gratuitos as pessoas que precisam", destacou.
A secretária municipal da Saúde, Goretti Reis, explica que a participação da Secretaria da Saúde em mutirão é um reforço para que a população se previna e também conheça mais dos exames disponíveis nas unidades de saúde da capital. "Estamos abrindo as portas da unidade de saúde para que o cidadão se sinta bem acolhido e estimulado a procurar cuidar melhor da saúde. Queremos que a população conheça e saiba como acessar os serviços que hoje estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) em Aracaju", afirmou.