Saúde reforça diagnóstico precoce da hipertensão arterial

Saúde
02/03/2013 13h27
Início > Notícias > Saúde reforça diagnóstico precoce da hipertensão arterial

No mutirão Prefeitura de Aracaju, a Secretaria Municipal da Saúde oferece o serviço de aferição da pressão arterial no conjunto Almirante Tamandaré, na Zona Norte da capital. A auxiliar de enfermagem, Simone Francisca Beatle, atende a população e reassalta que "monitorar a pressão é uma importante forma de prevenção das doenças cardiovasculares e que inclusive possibilita diagnosticar cedo à hipertensão arterial, conhecida popularmente como a pressão alta".

"A hipertensão é uma doença crônica causada por elevados níveis de pressão sanguínea, o que faz com que o coração exerça um esforço maior do que o normal. Com o monitoramento pelo menos três vezes já é possível identificar se a pressão está acima do normal e se o cidadão sofre de pressão alta", explica a profissional da Saúde.  

Simone acrescenta que o tratamento é feito nas próprias Unidades de Saúde da Família (USF) de Aracaju. Nas USFs é feita a prescrição e também o fornecimento gratuito de remédios e o aconselhamento com profissionais que instruem o paciente para adoção de hábitos mais saudáveis, como alimentação equilibrada e evitar fatores de risco como o alcoolismo e o tabagismo.

O operador de máquinas Evaldo dos Santos, 28, anos fez questão de conferir a pressão durante o mutirão da Prefeitura. Evaldo revela que mora há nove anos no bairro  Santos Dumont e é a primeira vez que vê  tantas ações da Saúde disponíveis para a comunidade. "Sei que a pressão alta é fator de risco para o surgimento de varias doenças cardiovasculares. Com o exame de hoje pude ficar tranquilo e saber que está tudo bem com a minha pressão", disse.

A secretária municipal de Saúde, Goretti Reis, destaca que o mutirão reforça uma importante decisão: buscar humanizar o atendimento a saúde que a população precisa e merece. "Temos muitos desafios, mas estamos priorizando que o cidadão seja bem tratado e atendido em todas as nossas unidades de saúde. De forma planejada, também estamos trabalhando diuturnamente para melhorar os serviços que são levados à população", afirmou.