Defesa Civil vistoria casas no Almirante Tamandaré

Segurança Municipal e Cidadania
02/03/2013 14h08
Início > Noticias > 53568

A manhã deste sábado, 2, está sendo atípica no conjunto Almirante Tamandaré. Ao longo do dia, a Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio de suas secretarias, vem prestando serviços e realizando ações à comunidade, com o objetivo de levar melhorias aos munícipes e aproximá-los da PMA.

A Defesa Civil faz parte da edição inaugural do programa Prefeitura nos Bairros,  primeiro mutirão de uma série quinzenal que passará pelos bairros da capital sergipana. Com uma equipe de sete profissionais, a Defesa Civil atua na vistoria de casas, em uma operação que opta pelo modo preventivo, através da informação. Dessa maneira, a população pode esclarecer dúvidas e ser informada no que diz respeito aos aspectos de segurança domiciliar, a exemplo de estruturação, de fissuras, infiltrações, riscos de desabamento à instalação correta de gás.

Tendo em vista a importância do uso de gás nos lares, a Defesa Civil firmou uma parceria com a Ultragás. Assim a população tem a oportunidade de assistir a uma demonstração do funcionamento do gás ministrada por um técnico de segurança. Segundo Daniela Alves, promotora de vendas, a ocasião é de grande valor. "É interessante que as pessoas saibam como é a constituição do equipamento, como se deve proceder, além de ser um aprendizado", afirma. Crislaine Ramos da Silva foi uma das moradoras do bairro que assistiram a demonstração. "Foi muito bom. Aprendi muita coisa que eu não sabia ser perigoso", afirma Crisleine.

Para o coronel Reginaldo Moura, coordenador da Defesa Civil, o mutirão é muito pertinente por se tratar de uma iniciativa inédita. "É importante ter a oportunidade de conscientizar a comunidade a respeito dos possíveis riscos", afirma o coordenador.

A partir da identificação do problema e conseguinte da conscientização dos moradores é dado um grande passo no quesito segurança domiciliar.  De acordo com José Ubiratan Lima, fiscal de obras, a população adere à iniciativa de forma satisfatória. "A aceitação por parte da população muito se deve pelo modo como a abordagem é feita, o nosso objetivo é prioritariamente ajudar", assegura o fiscal.

Um exemplo da importância da ação empreitada pela Defesa Civill é Lúcio Silva. Ao serem contatados pelo morador, os profissionais da Defesa Civil o acompanharam até sua residência, onde foram esclarecidas dúvidas, identificado o problema e informado quais atitudes eram cabíveis. Lúcio Silva se mostrou agradecido e satisfeito pela atenção dos profissionais. "É bom saber o que está errado através de pessoas que entendem do assunto", disse o morador.