Saúde realiza testes de HIV e sífilis no mutirão da Prefeitura

Saúde
02/03/2013 14h42
Início > Notícias > Saúde realiza testes de HIV e sífilis no mutirão da Prefeitura

A Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju oferta mais de 400 testes rápidos para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C para os moradores do conjunto Almirante Tamandaré durante o programa Prefeitura nos Bairros. O teste é simples, sendo realizado com a coleta de apenas uma gota de sangue do cidadão e o resultado é sigiloso e sai em cerca de 15 minutos.

A coordenadora do Programa Municipal de DST, Aids e Hepatites Virais, enfermeira Marília Uchoa, garante que o teste rápido de HIV é 100% eficaz para detectar se o cidadão é portador do vírus  causador da Aids. "Qualquer pessoa sexualmente ativa e principalmente quem já se expôs a situações de risco, como o sexo  sem preservativo, deve fazer a testagem para DST. O  resultado é sigiloso e somente quem fez o teste fica sabendo", explica.

Maria Uchoa acrescenta que é fundamental destacar que a Aids não tem cura, mas tem tratamento. "Aracaju é a única cidade de Sergipe que possui serviço público de referência para o tratamento da doença, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) situado no Centro de Especialidades Medicas de Aracaju - Cemar  Siqueira Campos", afirma.

Conforme a secretária municipal de Saúde, Goretti Reis, a identificação de novos casos de HIV através da ampliação dos testes rápidos para DSTs é umas das estratégias na luta contra Aids na capital sergipana.

"A maioria dos casos de Aids em Sergipe, 45,7%  são diagnosticados em Aracaju. Queremos continuar esse trabalho tão benéfico para a população e reduzir o surgimento de novos casos da doença. Para isso, além da orientação para o sexo seguro com o uso de preservativo, ampliamos a oferta dos testes rápidos para mais seis postos de saúde da capital. Assim, mais pessoas fazem o testes e podemos diagnosticar novos casos e interromper o fluxo de transmissão do vírus HIV e também da sífilis, que infelizmente tem feito novas vitimas no nosso município", explica a gestora.

Ponto da Prevenção

Durante a realização do programa Prefeitura nos Bairros, a Saúde também montou o estande Ponto da Prevenção, com a distribuição gratuita de dois mil preservativos masculinos, além da oferta de folder e material informativo sobre as doenças sexualmente transmissíveis.