O Procon do Município de Aracaju, órgão da Secretaria de Defesa Social e da Cidadania, ainda está em processo de estruturação legislativa e física. No entanto, profissionais estão sendo formados e parcerias já estão fechadas, como o convênio com a Universidade Federal de Sergipe (UFS). O resultado dessa parceria será o desenvolvimento de pesquisas e projetos, além de serem colocadas em prática políticas públicas de consumo. Enquanto isso, o trabalho em prol do consumidor aracajuano já está sendo feito.
Neste sábado, 2, no primeiro dia do programa Prefeitura nos Bairros, os moradores do Almirante Tamandaré estão recebendo dicas e são informados a respeito de seus direitos e deveres enquanto consumidor. Em meio ao mutirão que aproxima os aracajuanos da Prefeitura Municipal, o Procon atua distribuindo panfletos sobre o Código de Defesa do Consumidor, no qual se pôde conferir detalhadamente definições, prejuízos, direitos perante a lei, dicas para evitar os problemas mais comuns. Há ainda profissionais instalados em estande por todo o dia à disposição da população local.
De acordo com Arivaldo Barreto, coordenador de Defesa do Consumidor do Município, o mutirão é uma boa oportunidade para conscientizar a comunidade em relação à educação do consumo. "As pessoas estão sendo informados não só em relação ao gasto, mas também ao cuidado necessário ao serem realizadas compras e o cuidado com os produtos pós-aquisição", afirmou o coordenador.