O dia cooperou com ação da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) no bairro Almirante Tamandaré. Logo às 7h o tempo estava convidativo e a movimentação começou nos diversos estandes montados. Ao longo do dia o que se viu foi um misto de alegria, troca social e ações solidárias. O resultado do primeiro dia do programa Prefeitura nos Bairros foi a aprovação da comunidade local.
O programa tem como princípio a ação social nos bairros de Aracaju. Através dele e da união entre Saúde, Educação, Cultura, Serviços e Urbanos, Obras e Urbanização, Juventude e Esporte, Assistência Social, Transporte e Trânsito, Defesa Civil e Meio Ambiente, entre outros, a Prefeitura iniciou o mutirão para melhor atender e entender as necessidades da população aracajuana.
No Almirante Tamandaré, esse objetivo foi bem cumprido. Prova disso foi o saldo positivo apontado pelos moradores do local. Crianças, jovens, adultos e idosos se reuniram e fizeram parte da ação na comunidade. Cada serviço prestado pela Prefeitura foi contemplado com a participação popular.
Logo no início do espaço montado, eram as crianças que deixavam sua passagem registrada. Através da Secretaria da Juventude e do Esporte, o futebol de sabão contou com três times bem empolgados que se revezavam na disputada saudável pela conquista de maior número de gols em meio à superfície escorregadia. O pequeno Pedro fez parte dessa diversão. Mesmo na espera para começar mais um jogo, ele ainda estava empolgado com a sensação. "Estou aqui desde cedo e já joguei muito. Meu time já ganhou, já perdeu, mas estou aqui querendo jogar mais. É muito legal", felicitou-se o esperto jogador.
Bem juntinho ao espaço montado para o futebol de sabão estava o jogo de damas e uma turminha criativa praticando a arte de desenhar. Beatriz, de 10 anos, e Eloisa, de 11, tentavam manter a concentração focada no tabuleiro de dama. "Gosto de jogos mais calmos, daí resolvi chamar minha prima para jogar comigo e estou gostando bastante", disse Beatriz ao conseguir comer mais uma peça da adversária-amiga.
A cama elástica também fez a alegria da criançada. Ao lado dela, o algodão doce completava a festa. Mãe de três filhos, Marta Cristina, de 33 anos, olhava a felicidade das crianças e entrava no ritmo de alegria. "Nunca havia ocorrido uma ação como essa por aqui. Morei aqui a minha vida toda e só agora vejo uma ação assim e isso me deixa muito satisfeita. É sinal de que a coisa da começando a funcionar", destacou ela.
Caminhando um pouco mais no trajeto, as equipes da Fundat podia ser encontrada cortando cabelos, dando dicas profissionais, orientando a população. Para acompanharem o pai, os irmãos Victor, de 13 anos, e Leonidas, de 10, quase 11 como fez questão de destacar, estavam na espera pelo corte de cabelo. "Achei muito bacana tudo o que foi montado e resolvi sair de casa para ver de perto. Agora vou cortar o cabelo e depois vou jogar futebol", animou-se o irmão mais velho, Victor.
O colorido ao redor da tenda já dava dicas do que era desenvolvido por ali. A Secretaria de Educação montou um verdadeiro centro de diversão através da arte. Através da dança, da pintura, das brincadeiras populares, um grupo empolgado incentivava crianças e jovens a desenvolver o poder de criatividade. "Gosto muito de pintar, dançar, mas aqui estou aprendendo a fazer outras coisas, como o mosaico. Eu não moro aqui, mas minha mãe me falou que seria bom e eu vim. Estou gostando muito e vou ficar até acabar", disse Gisele, de 10 anos, que levou a prima, Evelyn, de 12, para aproveitar o momento junto com ela.
Bem ao lado do grupo de crianças que praticavam a arte da pintura, estavam umas senhoras com mãos ágeis. O trabalho começava com o princípio de reutilização do jornal que, antes jogado fora, passou a ser instrumento de arte. Os canudinhos feitos com o material se transformavam em cestos, jarros, bonecos. Elizabete, de 56 anos, Elvira, de 45, e Amélia, de 72, são três das várias mulheres que participam de um projeto desenvolvido pela Emurb. "Qualquer um pode aprender a fazer esse trabalho manual. O bom é que quem chega tem curiosidade e fica", ressaltou D. Elizabete que mostrava para os visitantes como realiza a sua arte.
A Defesa Civil também fez a sua parte para dar dicas de segurança aos moradores. "O melhor é que além de podermos nos divertir, podemos também aprender dicas de segurança em casa. Agora já sei, por exemplo, como é a forma mais segura de trocar o gás", ressaltou a dona de casa, Joana.
A inclusão de novas famílias do Cadastro Único, atualização de dados, dicas, palestras e orientações sobre o CadÚnico podem ser vistos por quem chegava. Além da assistência social, a saúde tem esteve em evidência. "Depois de fazer o meu cadastro no CadÚnico, fui fazer alguns exames como o de DSTs. Como está tudo bem com a minha saúde, estou ainda mais satisfeita. A Prefeitura está de parabéns e nós do Almirante Tamandaré estamos felizes por terem lembrado de nós", enfatizou Maria Alice.
A tenda escura montada perto do final do espaço reservado pela Prefeitura, guardava um mundo de fantasia. O cinema encantou os pais e crianças. Acompanhado a filha no filme "Rio", Jô Matos afirmou que ações como essa fazem a comunidade crer no desenvolvimento do lugar. "Minha mãe mora aqui desde 1992 e só agora está vendo uma ação eficaz. Isso faz com que possamos começar a ver a melhoria. Espero que isso seja contínuo, porque eu estou bastante satisfeita com tudo o que já vi", salientou a jovem mãe.
No campo de areia a alegria pelo mutirão foi marcada com um banho de mangueirão. Não era apenas o banho que amenizava o calor, era a alegria estampada no rosto da criançada que chamava a atenção. "O prefeito João Alves já demonstra que, realmente, está dando atenção, principalmente, aos bairros mais carentes de Aracaju. Apenas com essa ação podemos sentir que o desenvolvimento está chegando para a nossa comunidade", destacou a moradora Cássia Regina.