Através do programa Prefeitura nos Bairros, a comunidade do Almirante Tamandaré ficou mais próxima da gestão municipal e recebeu orientações de trânsito e segurança; palestras; oficinas educativas; vistorias em residências e comércios locais; exames de glicemia; aferição da pressão arterial; testes rápidos para identificação de DSTs/AIDS, sífilis e hepatites; cortes de cabelo; informações sobre cursos profissionalizantes; oficinas de currículo; serviços de tapa buraco, de limpeza de fossas, ruas, canais e de recolhimentos de mobília.
A recém-criada Secretaria Municipal do Meio Ambiente levou à comunidade oficinas de reciclagem e coleta seletiva, plantio de mudas de árvores de diversas espécies, e diagnósticos ambientais.
Para Ivone da Silva, moradora do Conjunto Almirante Tamandaré há 30 anos, ações como estas só trazem benefícios para a população. "A nova prefeitura já está melhorando nosso bairro. Aqui o prefeito é muito querido. Essa ação vai manter a limpeza e organização de onde a gente mora", disse.
A Secretaria
A nova Secretaria Municipal da Prefeitura de Aracaju foi implantada neste ano pelo atual prefeito de Aracaju, João Alves Filho, para prestar apoio e assistência direta e imediata ao chefe do Poder Executivo nas áreas ambientais e de recursos hídricos. Entre as atividades executadas pela secretaria está a recuperação, preservação e proteção do meio ambiente.
A lista de atribuições da nova secretaria é vasta e há muito o que avançar. Mas, na atual Prefeitura de Aracaju o meio ambiente é prioridade. Por isso, para avançar nas políticas públicas ambientais em Aracaju, foi escolhido como secretário o promotor de Justiça do Ministério Público de Sergipe e doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe, Eduardo Lima Matos.
Para ele, a realização do programa "Prefeitura nos Bairros" é o começo de uma série de ações voltadas ao benefício da população aracajuana. "A importância desse programa está na integração de todos os órgãos da Prefeitura de Aracaju, que aqui estão atuando na realização de diagnósticos e resolvendo os problemas mais emergentes da comunidade. Problemas estes como limpeza pública, urbanização e plantio de árvore. É a prefeitura saindo do seu dia a dia e indo ao encontro da população", afirmou Matos