Neste sábado, 2, a Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, realizou o plantio simbólico de 15 mudas de árvore no conjunto Almirante Tamandaré. O plantio fez parte do Prefeitura nos Bairros e teve o objetivo de mostrar a importância da arborização para preservação do meio ambiente. As mudas foram plantadas nos canteiros das praças e as espécies escolhidas foram Ipê, nativa da Mata Atlântica; Pau-formiga; Carambola; Acerola; Castanha do Maranhão e Pata de Vale.
O ato simbólico contou com a presença do prefeito de Aracaju, João Alves Filho, do secretário municipal do Meio Ambiente, Eduardo Matos, do secretário-adjunto, César Gama, e dos demais diretores do órgão. Para o secretário Eduardo Matos, Aracaju deve ser uma cidade bem arborizada. "Aracaju é uma cidade plana, quente e úmida e precisa para ter um microclima agradável uma arborização adequada. Nós estamos trabalhando para isso. Logo estaremos com nossa equipe em campo e assim que começar a chover nós faremos uma grande arborização na cidade nunca antes vista", afirmou.
O prefeito de Aracaju, João Alves Filho, plantou, simbolicamente, uma muda de árvore e falou que a arborização da capital é uma prioridade da prefeitura. "Nós hoje estamos vivendo um drama em Aracaju. Só temos 1m² de área verde por habitante e a recomendação da Organização das Nações Unidas é de no mínimo 12 a 15m². Em cidades avançadas como Curitiba, por exemplo, chega a ter mais 60m² de área verde por habitante. Vamos corrigir isso através de várias ações. Uma delas é a arborização. Esta preocupação com o meio ambiente é nossa. Temos na Secretaria Municipal do Meio Ambiente meios para isso. O secretário Eduardo Matos e toda a equipe está de parabéns pelas ações no dia de hoje", disse.
Segundo dados da Universidade Federal de Sergipe de 2011, mais de 50% das espécies arbóreas presentes nas principais vias públicas de Aracaju e praças, são exóticas. Os dados são levados em consideração pelos gestores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente que logo apresentará aos aracajuanos um plano de arborização adequado.
"Quanto ao Plano de Arborização de Aracaju levaremos em consideração, principalmente, a mobilidade nas calçadas. Hoje, observamos árvores da espécie Ficus benjamina que invadem o passeio público e derrubam muros, fazendo com que a população deseje a retirada delas. Iremos selecionar espécies que não tenham crescimento agressivo de raízes. Outro problema que iremos corrigir são os sombreamentos que agridem as redes de energia elétrica", disse César Gama, secretário-adjunto municipal do Meio Ambiente, sobre o plano de arborização de Aracaju.