Fundat inicia primeira turma de cursos do Pronatec

Formação para o Trabalho
05/03/2013 17h44
Início > Noticias > 53620

A Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), deu início ao primeiro módulo de cursos profissionalizantes, vinculados ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As aulas, iniciadas nesta segunda-feira, 04, acontecem no Cras João de Oliveira Sobral, localizado no bairro Santos Dumont, e são direcionadas para o cargo de porteiro.

Os módulos de aprendizagem são ofertados por profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), um dos parceiros e colaboradores do Pronatec. Segundo um dos instrutores do curso, Caio Fabrício, as aulas são distribuídas em uma carga horária de 160 horas, composta por 4 módulos diferentes de aprendizado.

"Inicialmente, os assuntos abordados compreendem a comunicação interpessoal e a organização do ambiente de trabalho. Em seguida, os alunos aprendem sobre normas e procedimentos de segurança, além de instruções sobre o regimento de condomínios e habilidades ligadas à função de porteiro. O ensino de cada módulo está conectado com o próximo a ser estudado, facilitando a fixação do conteúdo pelo aluno", diz.

Ainda segundo Caio, as aulas são direcionadas para a prática do cargo, aproximando o aluno da realidade que ele irá experimentar no ambiente de trabalho. "A intenção é, durante o processo de realização das aulas, fazer uma visita técnica em locais que utilizam o serviço de porteiro. Justamente para conectar o aluno com a prática profissional, ao qual está estudando", afirma o instrutor.

Oportunidade

A dona de casa Cristina Mendes, uma das alunas do curso, comemora a oportunidade de aprender uma nova formação profissional. Atualmente desempregada, ela acredita que, após a conclusão do curso, será mais fácil conseguir uma recolocação no mercado de trabalho. "Eu já conhecia a qualidade dos cursos e fiquei feliz em conseguir participar de um deles. Acabei chamando minha vizinha e ela também se empolgou", explica.

Já para a aluna Maria Aparecida Pereira, proprietária de um salão de beleza, o curso acaba sendo uma alternativa de melhoria de renda, caso o seu negócio não acabe prosperando. "A gente sempre tem de estar prevenindo com relação ao dinheiro. Hoje, meu salão até pode ter movimento, mas o que será dele no futuro? Por isso, tenho que ter uma garantia extra de renda, e sei que o curso é bem aceito no mercado e conta com uma equipe de coordenação muito boa", pondera.

Avaliação

De acordo com a coordenadora do Cras João de Oliveira Sobral, Patrícia Lobão, após o anúncio da abertura de inscrições, as vagas foram rapidamente preenchidas, sendo que, mesmo com o início das aulas, o curso ainda era procurado por novos alunos.

"Especialmente muitas mulheres têm interesse em realizar o curso, deixando de lado esta coisa de restringir a função pelo sexo. Entretanto, o conteúdo oferecido nas aulas não faz distinção e se adequa perfeitamente para todas as idades, classes e gêneros", explica.    

Pronatec

O Programa consiste em uma iniciativa do Governo Federal, que tem o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. A Prefeitura de Aracaju, através da Fundat, é a entidade executora do programa a nível municipal, tendo a responsabilidade de atuar na mobilização dos beneficiários dos cursos, no processo de pré-matrícula e acompanhamento dos alunos.

Para participar dos cursos, os beneficiários precisam ter mais de 16 anos e devem se cadastrar no CadÚnico (Cadastro Único), mesmo que os candidatos não sejam beneficiários do Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC). As inscrições para os cursos são gratuitas e os alunos não precisam pagar pelo material didático.

Os representantes do Sistema "S" (Senac, Senai, Sest/Senat) ficam encarregados pela oferta do conteúdo pedagógico dos cursos, trazendo todo o seu reconhecimento e qualidade técnica durante o processo de aprendizagem.