Para minimizar os efeitos da chuva prevista para a capital, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está intensificando os serviços de prevenção de alagamentos em diversos pontos da cidade. As ações são executadas durante todo o ano, mas com a previsão de um grande volume pluviométrico para os próximos dias, os trabalhos são reforçados. Os serviços consistem na limpeza do sistema de drenagem dos principais pontos de alagamento da cidade, evitando maiores transtornos aos aracajuanos.
Desde o início desta semana, de norte a sul da cidade, cerca de 4 equipes da Emurb aturam na prevenção de pontos de alagamentos. Nos últimos dias, as equipes estão concentradas no Centro da cidade, onde ocorre mais obstrução das bocas-de-lobo, por estarem próximas ao mercado e, por isso, haver um descarte muito grande de resíduos em seu entorno. Em cada localidade, em média, cinco profissionais fizeram a limpeza das redes de drenagem, eliminado resíduos e dejetos que comprometiam o funcionamento da estrutura.
Serviços
Somente nesta manhã foram realizadas desobstruções em pelo menos seis ruas do centro da cidade, entre elas, Lagarto, Capela, Itaporanga, Florentino Menezes, Santa Rosa e Apulcro Mota. Segundo o presidente da Emurb, o engenheiro Luiz Durval, embora atue diariamente na execução desse tipo de serviço, nos períodos de chuvas as ações são intensificadas.
"A preocupação da administração municipal em garantir boas condições de tráfego, permitindo que os condutores de veículos possam circular com segurança pelas vias, se converte em ações efetivas de manutenção na rede de drenagem da capital. Através do Programa de Prevenção de Alagamentos, adotado pela empresa, ao longo do ano, diversos logradouros são beneficiados, reduzindo consideravelmente a incidência desse fenômeno nas ruas da cidade", destaca o engenheiro.