Flores, sorrisos e abraços. Assim foram recebidas as primeiras usuárias dos serviços socioassistenciais que chegaram nesta manhã à Central de Atendimento da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social. "Estou emocionada. É muito bom ser recebida dessa forma, principalmente quando é pela secretária Selma Mesquita, que demonstrou que somos bem vindas aqui", declarou Maria Aparecida dos Santos, moradora do São Conrado, que foi à Central para fazer o recadastramento do Bolsa Família.
A homenagem prestada pela secretaria às mulheres que utilizam os serviços da Assistência Social tem um significado especial para Selma Mesquita. "Esta é uma data muito especial, que lembra a luta pela igualdade de direitos empreendida pelas mulheres ao longo da história. Por isso, a importância da comemoração, que deve servir como parâmetro e entusiasmo para que as mulheres de hoje continuem vencendo os obstáculos do preconceito e da discriminação e possam consolidar sua posição na sociedade", disse Selma Mesquita.
Trinta mulheres foram homenageadas por Selma Mesquita na manhã deste 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Para Evalda Gomes Santos de Mendonça, moradora da Soledade, a gesto da secretária é muito significativo. Hoje é um dia muito especial para todas as mulheres e a recepção da secretária deixou a todas nós felizes. Ganhar flores e abraços é muito bom", declarou ela.
Desafio
Falando sobre o Dia Internacional da Mulher, Selma Mesquita disse que um dos desafios da secretaria da Família e da Assistência Social é trabalhar para promover a igualdade de direitos e ascensão social das mulheres pobres e de suas famílias. "Precisamos envidar todos os esforços na área da Assistência Social para fazer com que estas mulheres obtenham sucesso na vida. Precisamos ajudá-las a construir histórias de vida vitoriosas", enfatizou Selma Mesquita.
Violência doméstica
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) São João de Deus, participa na manhã desta sexta-feira, na sede da Secretaria Municipal de Saúde de um evento educativo sobre DST/Aids e violência doméstica, voltado para as funcionários da casa. Representaram o equipamento socioassistencial a psicóloga Adriana Torres e a assistente social Camilla Silveira.
"Estamos aqui para dar informações e orientações sobre os serviços prestados pelo Creas São João de Deus, tais como formas de acesso, tipos de intervenções, enfim, tudo que se relaciona com o nosso trabalho, que é voltado para mulheres vítimas de violência doméstica", informou Adriana Torres.