Notificações de dengue em 2013 têm queda de quase 90%

Saúde
08/03/2013 15h19
Início > Notícias > Notificações de dengue em 2013 têm queda de quase 90%

Nos dois primeiros meses de 2013 foram notificados 91 casos de dengue. Este total representa uma queda de 89,34% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram notificados 818 casos da doença. No ultimo mês de fevereiro, nenhum dos 24 casos de dengue notificados foi confirmado e representam uma queda de 94,92% em relação a fevereiro de 2012, quando foram confirmados 271 casos de dengue dos 473 notificados.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue, Taíse Cavalcante, tem circulado pelo país o vírus da dengue tipo 4, "e como ele chegou a Aracaju em 2011, boa parte das pessoas já está imune, pois ninguém fica doente de dengue duas vezes por causa do mesmo vírus".

Porém, a coordenadora destaca o trabalho realizado pela Prefeitura de Aracaju. "Nós intensificamos a orientação da população para prevenir a doença e capacitamos os profissionais. O mais importante é o trabalho conjunto dos setores da Prefeitura, com limpeza de terrenos e eliminação de focos, aliado à identificação da doença e tratamento mais rápidos", explica Taíse Cavalcante.

Coleta de pneus

Outra medida destacada pela coordenadora Taíse Cavalcante é a coleta de pneus em desuso, para evitar a formação de criadouros. Nos dois primeiros meses de 2013, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) coletou 8.987, contra 8.765 no mesmo período do ano passado.

"No ultimo Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) não encontramos nenhum criadouro do mosquito em pneus. Mas se eles estiverem na natureza quando chegar a estação chuvosa, serão uma ameaça. Igualmente, qualquer recipiente de água em casa deve ser tampado e lavado com esponja, para evitar que os ovos do mosquito fiquem grudados, e tampado", explica a coordenadora. 

A coleta é realizada por carro contratado pela SMS em locais estratégicos que costumam acumular pneus, como borracharias, ferros velhos e postos de gasolina. Os donos desses estabelecimentos devem se cadastrar no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e marcar a coleta para uma vez por semana. O carro trabalha de segunda a sexta-feira, percorrendo nove bairros por dia. 

Os pneus em desuso são encaminhados para o Ecoponto mantido pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) no bairro Santa Maria, onde a empresa Reciclanip os encaminha para a reciclagem. Sediada em São Paulo, a Reciclanip é mantida pelas principais fabricantes de pneus com atuação no mercado brasileiro. Dentre as principais utilizações do pneu reciclado estão solas de sapato, tapetes de carro e até asfalto.