Sema inicia arborização da cidade

Meio Ambiente
07/03/2013 16h45
Início > Notícias > Sema inicia arborização da cidade

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) está mapeando áreas para a primeira etapa do plantio de árvores na capital. O plano de arborização segue as diretrizes técnicas da legislação federal e estadual, Código Ambiental de Aracaju e relatório de avaliação do Comitê de Arborização.

Para a execução do plano a secretaria tem realizado várias atividades em campo. A primeira ação foi o plantio de árvores, no conjunto Almirante Tamandaré, no bairro Santos Dumont, durante a primeira edição do programa Aracaju nos Bairros.

Nesta semana, o diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Sema, Carlos Eduardo Silva, a coordenadora do Sistema de Informações Ambientais, Carla Zoaid Alves dos Santos, e a coordenadora de Análises de Processos, Ana Carolina de Barros Boschese, visitaram e realizaram diagnósticos em áreas potenciais de plantio.

"Estamos fazendo um diagnóstico nos locais potenciais para o plantio a partir de aconselhamentos do Comitê de Arborização da Emsurb. Este comitê será transformado em uma Câmara Técnica do Conselho do Meio Ambiente de Aracaju. Até o momento percorremos as rótulas viárias da saída de Aracaju, na avenida São Paulo, usadas atualmente como canteiro de sucatas; entorno de mangues no bairro Augusto Franco, Inácio Barbosa, e Farolândia", disse o diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Carlos Eduardo Silva.

Pela avaliação de campo do diretor observou-se o abandono dos locais arborizados, árvores doentes e plantio incorreto. "Nos dias 04, 05 e 06 de março nossa equipe técnica e de planejamento visitou pontos de Aracaju para analisar áreas de plantio, quantidades de árvores possíveis, demandas de remediação de solos, e ainda os possíveis conflitos na futura arborização urbana. Constatamos a presença de muitas árvores exóticas, que serão aos poucos substituídas", acrescentou.

Ainda para o diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, o plano deve ser executado o quanto antes. "O calor de Aracaju está insuportável, a falta de arborização é um dos fatores que contribuem para isto. Não iremos resolver de imediato, mas vamos garantir que no futuro Aracaju seja uma cidade cada vez melhor. Esta estratégia emergencial do prefeito João Alves Filho vai barrar as derrubadas sem autorização e sem controle que vinham ocorrendo em nossa cidade", finalizou.