Secretarias unem forças no combate às drogas

Defesa Social e Cidadania
11/03/2013 17h26

Um verdadeiro batalhão unificado prontos a combater o crack, além de promover a intenção integral do usuário. Assim é o programa do Governo Federal "Crack, é possível vencer", que chega a Aracaju com grande expectativa de mudança social. O pontapé inicial foi dado na manhã de hoje, 11, no Centro Administrativo Prefeito Aloizio Campos.

À frente deste exército, a secretária de defesa social, Georlize Teles, reuniu representantes de todas as secretarias municipais, com a finalidade de apresentar a ideologia do programa.  Segundo a secretária,  o projeto inclui serviços de cuidados em geral. "O plano visa unir forças e a nossa intenção é mostrar à sociedade que é possível mudar; temos, por obrigação, cuidar de forma completa desses usuários", disse ela.  Ainda de acordo com Georlize, é preciso sair do comodismo e agir. "Discursos filosóficos não resolvem os problemas. Temos que trabalhar no efeito que esses entorpecentes têm em relação às famílias de nossa cidade. Precisamos levantar de nossa área de conforto e agir", completou.

Prevenção, Cuidado e Autoridade

Tendo como carro chefe esses três itens, o programa almeja ir de encontro ao grande desafio na sociedade. As drogas. "O crack é uma epidemia. Atinge a todos. Destrói famílias. Então, de forma ampla, o programa tem como principal função levar informação, encarar este problema, com conscientização, com alertas diretos, com atendimento ao ar livre; nosso papel é ofertar ao usuário o atendimento necessário e disponibilizar serviços a este e sua família", falou Georlize.  "Um comitê gestor, formado por representantes de todos os órgãos da Prefeitura Municipal, estará unificado de forma direta na execução do mesmo. É um programa interdisciplinar, envolvendo a todos", acrescentou. "Além disso tudo, vem com intenção de apoio a família. De maneira macro. A ideia é que ele possa trabalhar todas as vertentes o eixo de enfrentamento ao crack", finalizou.

Sabendo da importância do esporte na interação dos jovens, a Secretaria de Juventude e Esportes (SEJESP), na pessoa de seu secretário, Carlos Eloy, abraçou inteiramente mais este desafio. "A SEJESP entrará com a interação, por meio do esporte, e junto à Educação trabalharemos o parâmetro de apelo e cuidado social; porque todos nós sabemos que a união do esporte e a educação podem mudar uma sociedade. Nossa esperança é que, praticando esportes, o jovem não se envolverá com as drogas", revelou Eloy.

Representando a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Denisson Sant'ana ressalta a influência do professor no cuidado dos jovens e adolescentes da capital. "A Educação já realiza trabalhos de combate e prevenção às drogas, como palestras, oficinas, etc. Com essa congregação, em conjunto a outras secretarias, iremos ampliar estes projetos, porque ele qualifica diversos profissionais. É preciso lembrar que nós, professores, convivemos de forma direta com esse problema. O aluno precisa ser tratado com atenção, pois somos mais de quarenta mil estudantes em toda rede de ensino, e estes, têm todo um leque de informações trazidas de casa. É importante instruir bem esse estudante, para que ele possa replicar em casa, com os pais, irmãos, vizinhos, etc. e assim, termos uma maior abrangência", afirmou.