Praça Camerino vai ganhar nova urbanização

12/03/2013 14h10

As praças, oriundas da Grécia antiga, são espaços públicos livres de edificações que propiciam aos cidadãos um espaço de convivência, recreação e contemplação das áreas verdes nelas preservadas. Na capital sergipana, as praças guardam a memória de eventos importantes para a cultura e a política local. Preocupada com a preservação desses equipamentos urbanos, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, vem investindo na reforma e revitalização desses espaços. Uma das praças que será restaurada é a Praça Camerino, umas das mais antigas da cidade.

Na última segunda-feira, 11, o prefeito de Aracaju, João Alves Filho, assinou a ordem de serviço para a reforma da praça, que tem 10.500 metros quadrados de área total. Estão sendo investidos R$ 1,3 milhão em recursos da Prefeitura e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o prazo para execução da obra é de 120 dias.

De acordo com o novo projeto urbanístico, o piso existente de pedra portuguesa será mantido, numa releitura da paginação atual. Contudo, para garantir acessibilidade do local, haverá em todo entorno da praça e no cruzamento interno a mesma faixa em concreto polido e rampas sinalizadas com piso tátil.

"A praça terá ainda uma nova iluminação, bancos, espaço para leitura e caminhada e paisagismo”, ressalta a arquiteta Angélica Rocha, autora do projeto.

Outro ponto que merece destaque é a arborização da praça. Inicialmente nenhuma árvore será removida, mas, se durante a reforma for detectado algum tipo de enfermidade, ela deverá ser substituída. Também serão plantadas novas espécies arbóreas criando alamedas em toda praça. O local ganhará um busto de Francisco Camerino, que dá nome à praça e a existente, de Sílvio Romero, será recuperada.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, engenheiro Luiz Durval, reformas como estas serão realizadas em toda a cidade, beneficiando, assim, a população aracajuana. “Este ano a administração municipal vai realizar um amplo conjunto de obras de reforma e revitalização de praças na cidade. São iniciativas que vão garantir à população aracajuana o acesso a espaços para a prática esportiva e o lazer comunitário, além de preservar o patrimônio histórico desses logradouros", destaca o secretário.