Semana Saúde na Escola beneficia mais de 500 crianças no Robalo

Saúde
12/03/2013 14h32

Os secretários adjuntos da Saúde e da Educação de Aracaju, Petrônio Gomes e Oswaldina Cruz, realizaram a abertura da Semana Saúde na Escola, durante a manhã desta terça, 12, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Tênisson Ribeiro, no Povoado Robalo. A ação é fruto da parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação e acontece em seis escolas públicas da capital sergipana até a sexta-feira, 22. 

Durante a manhã, mais de 500 alunos do ensino fundamental com idades de 4 a 6 anos assistiram ao Curta SUS com a exibição de filme sobre alimentação saudável e também  receberam cuidados em saúde como exames oftalmológicos e nutricionais. Petrônio Gomes conversou com as crianças e professores e destacou que os exames disponibilizados permitem a detecção de doenças da visão, audição e até mesmo abdominais, como é o caso das verminoses que são comuns em crianças. 

“A expectativa é unir as famílias, os professores e os profissionais da Saúde, beneficiando o público mais importante desse programa, que são justamente os alunos na primeira idade escolar. A Saúde de Aracaju, através do Programa Saúde na Escola (PSE), envolve profissionais de medicina, enfermagem, nutrição e outras áreas das Unidades de Saúde da Família mais próximas aos colégios”, explicou Petrônio. 

Nesta edição, profissionais da Secretaria Municipal da Saúde já prescrevem, após a autorização dos pais, medicamentos para verminoses. “São remédios gratuitos e eficazes que não apresentam riscos ou efeito colateral à saúde das crianças. A fórmula elimina os vermes e contribui para o crescimento saudável”, frisou Petrônio, que também é médico. 

Para Oswaldina Cruz, um dos maiores potenciais do PSE é levar melhores condições de vida para as crianças. “A descoberta das necessidades de saúde de cada criança é um grande passo para que possam crescer saudáveis e adquirir até mesmo  um melhor rendimento escolar. Estamos abrindo as portas para o atendimento da saúde porque muitos dos pais de alunos afirmam enfrentar inúmeras dificuldades para fazer o acompanhamento da saúde dos filhos”, disse. 

O Programa Saúde na Escola (PSE) vai atuar em escolas públicas, da rede municipal e da rede estadual. Serão contempladas a Escola Estadual Manoel Franco Freire (Conj. JK, Bairro Jabotiana), Emef Tancredo Neves (Ponto Novo), Emef Dom José Vicente Távora (Santo Antônio) , Escola Estadual Prof. Ruy Eloy (Bairro José Conrado), Emef Sérgio Francisco( Bairro Lamarão). 

A referência técnica do PSE, Agda Vasconcelos, destaca que a meta é  atender 3.500 alunos. “Ao todo, estarão trabalhando esta semana, cerca de 200 pessoas. O Programa Saúde na Escola foi implantado em Aracaju desde 2009, prosseguirá, a partir da próxima semana em, 85 escolas da rede municipal, abrangendo 43 mil estudantes. O objetivo é prevenir e facilitar o acesso ao tratamento de doenças ainda na escola”, explica. 

Em cada uma das escolas, a Semana de Saúde na Escola com a colaboração de nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação, profissionais da Liga Sergipana de Oftalmologia e estudantes de Enfermagem, Medicina e Nutrição da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Tiradentes (Unit), Faculdade Estácio Sergipe (Fase).