Nesta terça-feira, 13, a Guarda Municipal de Aracaju celebrou o término com sucesso de mais um Curso de Formação e Capacitação, gerenciado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese). A cerimônia de formatura foi o ápice de três meses de preparação, que teve a totalidade de 562 horas/aulas e objetivo de preparar os profissionais da Guarda para enfrentar o dia a dia de trabalho, garantindo assim a segurança dos patrimônios da capital sergipana.
Quarenta e oito guardas, agora ainda mais aptos a exercer o ofício, participaram da comemoração repleta de emoção e recordação do período de convivência. Além disso, o evento contou com a presença de José Carlos Machado, vice-prefeito do Município, e Georlize Teles, secretaria da Secretaria Municipal da Defesa Social.
José Carlos Machado ressaltou a valorização dos GMs. "A capacitação dos guardas é indispensável para o resultado de uma segurança mais eficaz", assegurou.
Para Georlize Teles, há uma grande importância na aproximação e discussão sobre segurança pública. "Há um compromisso assumido que marca a humanização e crescimento da instituição", afirmou.
De acordo com o diretor geral da Guarda Municipal, coronel Enílson Aragão, a data de encerramento do curso marca uma nova era para os 48 guardas. "São homens e mulheres que nunca tiveram um curso de capacitação deste porte. E hoje sentem-se verdadeiros guardas municipais", frisou o coronel.
A coordenadora do curso Amanda Teles ressaltou o ganho da sociedade aracajuana com a capacitação dos integrantes da Guarda Municipal. "Os guardas vão atuar na preservação do patrimônio, na fiscalização dos espaços e equipamentos públicos e segurança das autoridades municipais" finalizou.
Na cerimônia, os familiares do membro da Guarda Alexandre Belano Vieira Alves, falecido em vinte de fevereiro, receberam uma placa como forma de homenagem, lembrança e gratidão pelos serviços prestados do guarda.