Emsurb e Vigilância Sanitária orientam comerciantes do Mercado Albano Franco

Serviços Urbanos
13/03/2013 12h52
Início > Notícias > Emsurb e Vigilância Sanitária orientam comerciantes do Mercado Albano Franco

O conhecido hábito de manipular alimentos e dinheiro durante a prática comercial é um ato comum, mas perigoso e que deve ser eliminado pelos comerciantes. Esta e outras medidas de segurança alimentar e limpeza foram abordadas pela equipe da Coordenação de Vigilância Sanitária de Aracaju (Covisa) em reunião convocada pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) com comerciantes e permissionários do Mercado Albano Franco. O encontro aconteceu na tarde da última terça-feira, 13, no pavimento superior do mercado.

Carnes e pescados foram os setores escolhidos para iniciar o trabalho de readequação dentro dos padrões corretos de acondicionamento de produtos e limpeza garantindo, assim, a segurança e a saúde da população. O setor de pescados será o primeiro a receber, a partir da próxima semana, inspeções da Covisa por conta da aproximação da Semana Santa.

"A nossa função é zelar pela saúde da população e, nesta ocasião, estamos dando o passo inicial a uma parceria com estes comerciantes do mercado que tiram o sustento deste local. Não estamos aqui para aterrorizar, e sim para informar que medidas simples podem fazer parte do cotidiano delas. Sabemos dos costumes deste público no ato do comércio, no entanto, são hábitos que prejudicam a segurança e que podem afetar a saúde do consumidor. Uso de touca, luvas, não manipular dinheiro e alimentos na mesma hora, são medidas simples e que precisam fazer parte do dia-a-dia deste público", destacou a gerente de alimentos da Covisa, Nazaré Aragão.

O veterinário da equipe da Vigilância Sanitária, Juliano Pereira, reforçou que o foco nesta etapa é para higiene e acondicionamento correto dos produtos. "Inicialmente a inspeção não irá se preocupar com a estrutura, e sim com a manipulação correta dos produtos e acondicionamento. Pela legislação, carne e vísceras devem ser comercializadas em modo refrigerado e o uso de tábuas de madeiras está fora dos padrões de higiene, o correto é utilizar tábuas brancas de plásticos que devem ser lavadas após o uso. E em relação aos pescados, estes devem ser comercializados com gelo que deve ser reposto constantemente. Os camarões não podem ser descascados no mesmo local de comércio e os crustáceos não podem continuar sendo vendidos em cestos. Pedimos a compreensão e o apoio neste momento dos comerciantes já que estas medidas são para qualificar o serviço que realizam", explicou o veterinário.

O diretor de Espaços Públicos da Emsurb, Luiz Carlos, o Branca de Neve, pediu a colaboração dos comerciantes. "A Emsurb está se adequando para que este espaço atenda todas as exigências e por isso é muito importante a participação dos comerciantes neste processo, pois se cada um tentar colocar em prática o que  foi exposto pela Vigilância Sanitária, iremos impedir a interdição do mercado apontada pelo Ministério Público. Na próxima quinta-feira haverá a primeira inspeção e a partir disto será dado o prazo de 30 dias para que os comerciantes se adequem às normas da Covisa", destacou o gestor.

Comerciante de carne há mais de dez anos no Mercado Albano Franco, Thieryson Santos fez o uso da palavra na ocasião. "Fico satisfeito de saber que um projeto de reformulação do mercado está sendo elaborado pela Emsurb, e acreditamos que irá tanto atender as nossas necessidades como a dos órgãos de fiscalização. Assim como eu, peço a colaboração de todos para estas orientações, já que se não obedecermos e nos adaptarmos quem irá perder somos nós", justificou.

A vendedora de pescados Ana Maria dos Santos também se comprometeu em atender as medidas de segurança alimentar e limpeza que foram explicadas pela Covisa e pela Emsurb. "O novo sempre assusta, mas irei procurar me adaptar com o que foi exigido pela Vigilância Sanitária", afirmou.

Higienização

Desde o início de março as atividades de reestruturação do Mercado Municipal Albano Franco estão intensificadas. Na última segunda-feira, 11, mais uma vez ocorreu a limpeza do setor de pescados do mercado com foco em higienização de bancas, chão e paredes. Para esta ação a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) contou com uma equipe de 18 agentes, que realizou a limpeza também no setor de carnes.

A cada semana um novo setor será acrescentado à ação de limpeza. Vale ressaltar que o serviço de dedetização também é realizado. O último foi feito no dia 10 deste mês. Tudo para que os frequentadores do mercado possam ter a garantia de consumir produtos de qualidade.