Fundat oferece curso profissionalizante para carreira administrativa

Formação para o Trabalho
14/03/2013 11h52
Início > Noticias > 53718

Apresentando um portfólio variado de cursos, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) disponibiliza a oferta do curso de auxiliar administrativo, voltado para a formação básica e qualificação de novos profissionais no setor empresarial. Vinculado ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o curso teve sua aula inicial nesta quarta-feira, 13, no Centro Referência de Assistência Social (Cras) Risoleta Neves, no Alto da Jaqueira.

Os módulos de aprendizagem são divididos em três etapas sequenciais, contemplando os assuntos básicos da função administrativa. Segundo uma das ministrantes do curso, Cristiane Santos, as aulas se voltam para a experimentação profissional, preparando os participantes para as questões mais usuais que eles irão encontrar no ambiente de trabalho.

"Tudo é revertido para o que pode ser aplicado na prática. Assim, eles conseguem ser mais ágeis e dinâmicos em situações adversas no trabalho. Em geral, os assuntos são centralizados no que mais se exige do auxiliar administrativo, como a parte de logística e documentação, a organização do trabalho e as práticas administrativas. Sem contar, na ênfase de assuntos ligados à relação interpessoal e postura comportamental", diz a instrutora.

Com uma carga horária de 160 horas, o curso é estruturado com aulas dinâmicas e interativas, em que os participantes desenvolvem trabalhos em grupo e conseguem simular um ambiente de escritório na própria sala de aula. De acordo com a professora, o objetivo é criar um laboratório criativo no momento do aprendizado. "Nas aulas, é possível deixar os alunos desinibidos, mais soltos, dispostos a trabalhar em grupo e com pleno conhecimento sobre a estrutura organizacional de uma empresa", afirma.

Perspectiva

Atualmente desempregada, a aluna Márcia Santos comemora a oportunidade de participar do curso, já que considera uma das áreas de trabalho com maior facilidade de emprego. "É fácil você achar vagas para a carreira administrativa e, por isso, sempre quis fazer o curso. Quando as inscrições começaram, eu não perdi tempo e fiz a inscrição. Finalmente vou cursar aquilo que gosto de fazer e, assim que puder, já vou distribuir meus currículos", explica.

Aos 58 anos e apresentando uma enorme disposição nas aulas, Iracema Maria de Jesus, dona de um estabelecimento comercial, acredita que o curso ajudará a complementar a sua renda familiar. "Eu quero trabalhar na área e o curso vai me ajudar a conseguir isso. Estou gostando muito do que venho aprendendo e a professora deixa a gente muito à vontade. Está tudo nota dez", enfatiza.

Formação

Para o primeiro quadrimestre, já estão formalizadas a realização de 32 turmas, ministradas por representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Ainda serão pactuadas a formação de quatro novas turmas para as funções de metal mecânica e automotiva, que serão executadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

A diretora operacional da Fundat, Maria Socorro de Melo, explica que as formações são direcionadas para a preparação completa do profissional, deixando-o apto para o exercício da função ao qual foi capacitado. "Contendo uma carga horária de 160 horas, os cursos se aplicam a pessoas com escolaridade variada e são focados no desenvolvimento das competências do perfil profissional que está sendo ensinado", conclui.