A decisão de não permitir o comércio de ambulantes na margem esquerda da rua José do Prado Franco, no Centro, trouxe alívio a lojistas, veículos e transeuntes, que agora podem utilizar a calçada livremente. Desde o final de fevereiro a mudança está em prática. No local, fiscais da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) orientam ambulantes a não comercializar seus produtos na margem proibida e indicam locais próximos, onde este tipo de comércio é permitido.
Para o empresário Luís Fonseca, a mudança trouxe aumento em suas vendas. Segundo ele, antes o trânsito era quase impraticável por conta de barracas e carrinhos nas ruas e calçadas, e por isso alguns condutores não conseguiam parar seus veículos com segurança para que clientes desembarcassem destes para fazer suas compras. Neste sentido, nota-se que transeuntes fazem suas compras tranquilamente sem ter que desviar das bancas ou ir para a via de veículos.
O diretor de Espaços Públicos da Emsurb, Luiz Carlos (Branca de Neve), informou que a decisão foi tomada devido às sucessivas reclamações dos lojistas da localidade. Ele disse, ainda, que a mudança será permanente e que será feito um cadastramento para alocar os ambulantes em um espaço específico para a atividade fim. "Inicialmente a proibição do comércio está em uma parte da via, mas em breve em toda a sua extensão os ambulantes serão retirados e será liberada para o fluxo de veículos", esclareceu o diretor.