Saúde de Aracaju capacita servidores para melhor atendimento ao cidadão

Saúde
14/03/2013 18h31

As servidoras da Secretaria da Saúde de Aracaju nomeadas como gerentes das 43 Unidades de Saúde da Família (USF) participaram da segunda fase do curso de capacitação sobre qualidade no atendimento ao cidadão na tarde desta quinta-feira, 14. A ação prioriza instruções sobre educação, cortesia e respeito no trato aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e orienta sobre a estrutura dos Núcleos e Redes que compõem a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Na tarde de hoje os setores de Ouvidoria e Assessoria de Imprensa foram temas de destaque.

A ouvidora da Secretaria da Saúde, Diana Virgínia,  informou que uma das principais atribuições da Ouvidoria da Saúde é intermediar a interlocução entre o usuário e os dirigentes da SMS para apurar e conhecer as queixas, demandas e sugestões dos usuários. “A Ouvidoria gera relatórios das manifestações dos usuários, dos encaminhamentos e das soluções. Esses relatórios são gerenciados para identificar dificuldades e proporcionar mudanças e melhorias no serviço prestado à população", explicou.

Já a assessora de imprensa e coordenadora do Núcleo de Comunicação da SMS, Cristina Rochadell,  alertou para importância de uma postura proativa, ética e comunicativa das gerentes dos Postos de Saúde.

“Também é papel das gerentes e coordenadoras buscarem soluções para problemas enfrentados nas Unidades de Saúde e tentar de forma ágil resolver queixas e dificuldades encontradas pela população que usam o serviço. A assessoria de imprensa também cumpre essa missão, mas o ideal é que possamos resolver os problemas para que o cidadão seja bem acolhido, orientado e não sejam necessárias denúncias na mídia”, frisou.

Para a gerente, Irlane Benedictis, o  curso de capacitação sobre qualidade no atendimento ao cidadão tem sido uma excelente iniciativa. “São instruções importantes para que possamos dar ao usuário um melhor atendimento e as orientações precisas de como solucionar o problemas de rotina”, disse.