Cursos de Informática são ofertados por unidades da Fundat

Formação para o Trabalho
15/03/2013 12h26
Início > Noticias > 53732

Os princípios do uso tecnológico são ferramentas indispensáveis nas tarefas cotidianas, seja relacionadas ao meio profissional ou pessoal. Para quem usa o sistema informático, os benefícios são aplicados no desenvolvimento de atividades, conferindo agilidade e exatidão durante o processo de trabalho. Reconhecendo a importância do ensino computacional, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) realiza a oferta de novas turmas para o curso de informática nas Unidades de Qualificação e Produção (UQP) da Fundação.

Somente no período de março a abril, foram abertas oito turmas para o curso de informática, nas unidades do Porto D'antas, Coroa do Meio, Santa Maria e Jardim Esperança. Contemplando os níveis de aprendizagem básico e avançado, o conteúdo programático alia conhecimentos teóricos com atividades práticas, estimulando a fixação do assunto e a familiaridade do aparelho com os participantes.

Segundo o instrutor do curso de informática básica, Carlos Rubens Santos, as aulas se aplicam para participantes de todas as faixas etárias, procurando respeitar o nível de conhecimento prévio que possuem sobre a função básica dos computadores.

"A turma é diversificada e é possível encontrar alunos de todas as idades e condições sociais. Alguns já tiveram a oportunidade de manusear uma máquina e ter acesso à internet, mas outros nunca tiveram a chance de sequer ligar o aparelho. Por isso, procuramos respeitar estas diferenciações e conferir atenção especial para os que possuem uma maior dificuldade durante as aulas", explica.

Ainda segundo Carlos, além de explorar os recursos operacionais elementares do sistema informático, o curso também é direcionado para a aprendizagem de funções computacionais mais exigidas no mercado de trabalho, como a digitação de textos, preparação de documentos, construção de planilhas e envios de mensagens eletrônicas.

"A finalidade é que os alunos não só utilizem este conhecimento a nível pessoal, mas que ele possa ser aplicado para melhorar o seu desemprenho no trabalho ou até na busca por um novo emprego. No caso dos alunos que nunca tiveram condições de acesso, o direcionamento das aulas para esta finalidade é ainda mais importante, já que é uma forma de promover a inclusão digital e permitir que eles consigam competir de forma mais justa no mercado", pondera.

Descoberta

Com os olhos atentos para a tela e uma concentração impecável no momento de digitar, a aluna Genir Rodrigues não esconde a satisfação de, pela primeira vez, manusear um computador. Para ela, o que parecia um sonho distante tornou-se realidade a partir do curso oferecido pela Fundat. "Hoje eu consegui realizar um antigo desejo que era utilizar o computador, ter acesso à internet e não me sentir deslocada. Daqui em diante, eu não paro mais e minha vontade é passar a mandar mensagens e me comunicar com os amigos", revela a dona de casa de 70 anos.