Prefeito inicia as atividades do Segundo Tempo

Agência Aracaju de Notícias
15/03/2013 15h00
Início > Noticias > 53736

A Praça da Juventude, no bairro Augusto Franco, foi palco hoje, dia 15, do programa Segundo Tempo, do Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Aracaju. O prefeito João Alves prestigiou o lançamento em meio a 200 crianças que estão sendo assistidas durante todo o dia.

O programa visa democratizar o acesso ao esporte educacional de qualidade, proporcionando às crianças de 7 a 17 anos atividades durante o período em que não estão nas escolas, evitando, com isso, que elas fiquem ociosas e expostas aos riscos da sociedade. Serão 2.800 crianças atendidas pelo projeto que terão atividades três vezes na semana durante 18 meses.

Para João Alves, o melhor caminho para a prevenção das drogas é a prática de esportes, já que o atleta precisa estar em ótima forma para desempenhar suas funções com o máximo de rendimento. "Somente incentivando a prática esportiva evitaremos que crianças caiam no vício do craque. Temos que ter ações preventivas e ações corretivas".

"Este é um programa louvável que tem um efeito multiplicador maravilhoso. Estaremos beneficiando crianças em 28 núcleos cada um atendendo a 100 estudantes. As que estudam pela manhã terão pela tarde todo o apoio da prática esportiva e vice-versa". O prefeito ainda destacou que os profissionais de Educação Física envolvidos no projeto serão treinados e poderão fazer cursos de mestrado para que se aperfeiçoem e possam fazer um trabalho ainda melhor com as crianças.

O vice-prefeito José Carlos Machado explicou que o convênio com o Ministério dos Esportes já havia sido assinados há alguns anos e os recursos para a execução do Programa estavam na Funcaju parados, correndo o risco até mesmo de serem devolvidos para a União. "João Alves depois que assumiu não permitiu que isso acontecesse. Foram mais de R$ 2 milhões em investimentos que vão propiciar a alunos da rede pública municipal atividades esportivas", disse Machado, que almeja expandir esse convênio com o Governo Federal em outros programas que visam proporcionar as crianças uma melhor qualidade de vida.

A coordenadora Geral de Esporte Educacional do Ministério dos Esportes, Eidilamar da Silva Ribeiro, disse que está muito feliz com a realização do Programa em Aracaju e que é muito importante que a população participe ativamente das atividades. 

De acordo com o secretário de Esporte e Juventude, Carlos Eloy Filho, o Governo Federal disponibiliza os fardamentos, os kits que serão utilizados durantes as atividades e o lanche para as crianças. Em contrapartida, a Prefeitura disponibiliza o espaço para a prática esportiva e a logística com os professores de Educação Física.