Prefeito fala sobre investimentos e projetos para Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
15/03/2013 23h40
Início > Noticias > 53744

O prefeito João Alves Filho concedeu entrevistas nesta sexta-feira, dia 15, às TVs Sergipe e Atalaia falando sobre os projetos que estão sendo executados na cidade e as festividades em comemoração aos 158 anos de Aracaju. O prefeito ainda informou sobre os planos para o futuro da capital sergipana.

Infraestrutura

Durante as entrevistas, o prefeito disse que já se reuniu com a equipe do arquiteto e urbanista Jaime Lerner e que problemas de mobilidade urbana e paisagismo de Aracaju estão sendo discutidos. "Tenho um amor muito grande por Aracaju e aceitei o desafio dessa gestão pelo sonho de fazer da capital sergipana uma cidade modelo de qualidade de vida no Brasil. O arquiteto Jaime Lerner, que conhece Aracaju a fundo, irá desenvolver áreas de lazer, projetos para equacionar o trânsito e ainda moldar a cidade para que esteja dentro dos padrões exigidos pela ONU em termos de área verde por habitante", disse o prefeito, esclarecendo para a população que Aracaju possui hoje apenas 1m² de área verde/habitante.

Transporte Público

A questão da mobilidade metropolitana também foi questionada ao prefeito, que respondeu dizendo que já houve um encontro com os prefeitos das cidades envolvidas, (Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão) e ficou definido que a licitação não pode ser feita apenas pela capital sergipana. "Teremos o entendimento e estudaremos a forma jurídica para que a licitação seja para os quatro municípios, já que estamos completamente interligados".

O prefeito ainda informou que, por conta do caos que se formou em Aracaju durante a greve de ônibus no transporte público, medidas cautelares foram tomadas no intuito de punir os empresários. "Retiramos de circulação 25% da frota e substituímos por outras empresas. Não podemos tomar nenhuma decisão, por já existir um processo no judiciário em relação à licitação do transporte em Aracaju. Temos que aguardar os prazos e a partir daí tomar providências. Posso dizer ao povo que essa fase de sofrimento vai ser superada e Aracaju terá uma qualidade de vida muito melhor".

Investimentos

Questionado sobre como estava a vida financeira da Prefeitura, João Alves disse que "existe o financiamento através do PAC para a questão do transporte coletivo e para a infraestrutura básica. Mas estamos estudando também outras alternativas, em particular,  para a grande avenida que vamos fazer, onde uma parte desse investimento virá com recursos do ProInvest. Esse é um processo que, se tudo correr bem, estaremos abrindo licitação nos próximos meses".

Sobre a construção da avenida que compreenderá 22 bairros, o prefeito destacou a importância dessa nova via, que vai adentrar a Zona de Expansão de Aracaju, pelo Mosqueiro, e transformar o local num bairro que será modelo na cidade. "Teremos áreas para todas as classes sociais. Queremos transformar esse bairro nos parâmetros que consideramos mais moderno dentro do urbanismo".

PAC 2

O segundo Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal, que tem previsões de investimento em torno de R$ 150 milhões, também foi uma questão debatida durante a entrevista concedida à TV Atalaia. Para o prefeito, Aracaju terá tempo hábil necessário para apresentar os projetos, mesmo o prazo terminando em abril. "Estaremos na terça-feira em Brasília durante todo o dia com as equipes envolvidas discutindo diversos projetos. Dentre eles, estaremos contratando um macro projeto de drenagem para toda Aracaju, inclusive o Mosqueiro, onde todas as obras estão suspensas por falta de drenagem".

O prefeito ainda disse que mantém um ótimo relacionamento com a presidente Dilma Rousseff desde a época em que ela era ministra no Governo do então presidente Lula. "Dilma é uma pessoa estudiosa, meticulosa e tenho certeza que ajudará Aracaju".

Praças e Parque

De acordo com o prefeito, o Parque Augusto Franco, conhecido como Parque da Sementeira, será restaurado para ser um parque modelo. As praças também passarão por reformas. "No primeiro momento reurbanizaremos dez praças e entregaremos à população um ambiente de lazer com segurança. A Guarda Municipal estará presente em todas as praças".

Aniversário de Aracaju

João Alves finalizou a entrevista declarando que os aracajuanos nasceram num ato de heroísmo e revelou que o povo merece uma comemoração a altura. "Eu nasci nessa terra querida, que é uma cidade belíssima, por tanto o povo merece o que há de melhor nessa comemoração". 

Na programação do aniversário da capital estão eventos diversos como shows com bandas regionais e nacionais, entretenimento com peças teatrais, eventos esportivos.