"A Estre - Gerenciamento de resíduos tem instalações aparentemente adequadas à destinação final de parte dos resíduos existentes na Secretaria Municipal de Saúde". É o que aponta um relatório assinado pelo coordenador da Vigilância Sanitária Municipal, Ávio Batalha de Brito, a respeito de uma visita técnica feita à empresa, localizada no município de Rosário do Catete, a 40 quilômetros de Aracaju.
A visita, feita na tarde da quarta-feira, dia 13 de março, teve como objetivo conhecer as instalações e as atividades ligadas ao gerenciamento de resíduos. A equipe da Vigilância Sanitária Municipal percorreu todas as áreas da Estre, acompanhada pelo responsável do setor comercial da empresa, Frederico Lima.
O coordenador da Vigilância Sanitária, Ávio Britto, assegurou que a empresa tem capacidade de receber as 32 toneladas de materiais e medicamentos vencidos que estão no depósito da instituição. Mas para que o contrato seja firmado, a Estre solicitou que SMS enviasse a listagem com os tipos de resíduos existentes em seu poder, a fim de realizar a devida classificação.
"Estamos fazendo a listagem solicitada pela empresa para que possamos fazer a avaliação financeira, para daí vermos a viabilidade de um fim adequado para o material encontrado na secretaria. Estamos em busca de alternativas para os diversos produtos, o fato de a empresa ser em Sergipe, acreditamos em uma redução de valores, já pesquisados em outros estados", destacou Ávio.