Fundat oferece curso de doces e salgados no Jardim Centenário

Formação para o Trabalho
19/03/2013 18h04
Início > Noticias > 53777

Em pouco tempo, a confecção de doces e salgados finos não será mais um segredo para um grupo de mulheres que inicia nesta terça-feira, 19, na Unidade de Qualificação Professional (UQP) do Jardim Centenário o curso de doces e salgados. Com o curso, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho - Fundat - pretende gerar conhecimento que permite não só inserir no mercado de trabalho, mas também incentivar as iniciativas individuais.

Durante o curso, os alunos terão acesso a conteúdos de recursos humanos e a aulas práticas, nas quais os doces e salgados serão produzidos e degustados. As aulas preparam os alunos para produzir para casamentos, festas e outros eventos e são oferecidas para pessoas a partir de 16 anos, ainda que a procura realizada por senhoras seja maior. As turmas são formadas por até 20 pessoas, para que os instrutores possam dar atenção especial para cada um.

A aluna Maria José Xavier sempre achou que deveria aprender a preparar doces e salgados de maior qualidade e, por isso, inscreveu-se no curso pela primeira vez. Enquanto Ana Cláudia, que já trabalha confeccionando esses produtos, repete o curso. “Voltei para aperfeiçoar os meus conhecimentos e principalmente para aprender novas técnicas, pois cada professor traz novas formas de fazer e novas receitas que me ajudam a produzir melhor”, indica a aluna.

Preparação e oportunidade

De acordo com a instrutora de recursos humano Flávia Santos de Oliveira, os conhecimentos de RH são essenciais, pois reforçam a autoestima do aluno. “Eu trabalho o ‘eu’ do aluno, para que ele se valorize, pois muitas vezes ele está desestimulado, principalmente, pelas dificuldades do mercado de trabalho. Os conhecimentos de recursos humanos estimulam essas pessoas a lutar pelos seus ideais e a não desistir, apesar das dificuldades e impedimentos”, explica Flávia.

A coordenadora da UQP do Jardim Centenário, Jailda Prado, chama a atenção para importância de oferecer esses cursos gratuitamente. “A comunidade é muito carente e por esse motivo o curso é bem vindo e a procura é muito grande. Esse trabalho, de trazer a Fundat para as comunidades, para perto da população que precisa é uma das coisas mais corretas que a prefeitura pode fazer”, conclui a coordenadora.