Eduardo Matos reafirma compromisso com gestão integrada da água

Meio Ambiente
21/03/2013 16h49
Início > Notícias > Eduardo Matos reafirma compromisso com gestão integrada da água

Em Aracaju a Semana da Água é comemorada com a promoção de atividades voltadas para a importância da Gestão em Recursos Hídricos. O tema deste ano é "Águas Azuis-Cidades Verdes". A abertura aconteceu, manhã desta terça-feira, 19 de março, no auditório da Codise, e reuniu gestores ligados a área ambiental para composição da mesa de debates, presidida pelo secretário Municipal do Meio Ambiente, Eduardo Matos.

As comemorações, que seguem até amanhã, 22, destacam a realização do VI Encontro de Recursos Hídricos. No encontro, os gestores discutiram os problemas de drenagem, esgoto, resíduos sólidos e saneamento que afetam os centros urbanos.

A capital sergipana foi incorporada aos debates, uma vez que, como principal centro urbano do Estado, produz grande quantidade de resíduos sólidos e consumo não racional da água.  O secretário municipal do Meio Ambiente, Eduardo Matos, falou do compromisso
municipal com o meio ambiente e com a gestão pública integrada para o fortalecimento da preservação e conservação do ecossistema.

"A gestão integrada é de fato a comunhão de esforços entre entes federativos para o alcance da verdadeira política pública de interesse público. O aparato do Estado é um só. Por isso, a secretaria Municipal do Meio Ambiente irá buscar essa gestão integrada para levar racionalidade e equilíbrio a Aracaju", disse o secretário Eduardo Matos, acrescentando que providências já estão sendo tomadas. "Estamos correndo contra o tempo para que Aracaju tenha de fato uma gestão integrada. Já estamos trabalhando com algumas perspectivas concretas para adiantar o plano de saneamento e o plano de resíduos sólidos para que possamos acoplar ao planejamento do Estado de Sergipe".

"O Brasil usa muito pouco o compartilhamento entre os entes federativos. Aracaju tem um problema grave: não tem local para colocar os resíduos sólidos e também possui sérios problemas de drenagem. É preciso de uma gestão integrada para solucionar os problemasda capital, porque quando se faz gestão integrada busca-se a igualdade, a fraternidade e a solidariedade", completa.

Presenças

O ciclo de palestras foi organizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, na pessoa do secretário Genival Nunes, e contou com a presença da secretária de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Lucia Fálcon; do superintendente de Recursos Hídricos da
Semarh, Ailton Rocha; do ex-secretário de Estado da Semarh, deputado federal Márcio Macêdo; de membros do comitê nacional de bacias hidrográficas, vindos dos Estados da Bahia, Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão e de Minas Gerais; do secretário de
Desenvolvimento Econômico, Saumíneo Nascimento; do presidente da Deso, Sérgio Ferrari; do presidente da Cohidro, Mardoqueu Bodano; do coordenador do Fórum Sergipano de Comitê de Bacias de Hidrográfica, Luiz Carlos Silva; do representante da UFS, Antenor Aguiar; da presidente do Comitê de Bacia do rio Japaratuba, Rosa Cecília; do representante da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Marcos Cruz; do presidente da AEASE, Naum Araújo; dos técnicos de diversos órgãos de governos; dos alunos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Instituto Federal de Sergipe (IFS).