Agentes ambientais recebem treinamento sobre ecossistema Manguezal

Serviços Urbanos
22/03/2013 09h45
Início > Notícias > Agentes ambientais recebem treinamento sobre ecossistema Manguezal

Em preparação ao Projeto Consciência no Manguezal, que acontece nos dias 22 e 23 de março no Parque da Sementeira, educadores e agentes ambientais receberam nesta quarta-feira, 20, treinamento dos coordenadores do projeto, que são discentes do curso de Biologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A capacitação ocorreu nas instalações da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) com foco no Parque Ecológico Tramanday. Os outros assuntos abordados foram conceitos básicos em Ecologia, educação ambiental, resíduos sólidos (lixo), saneamento básico e o ecossistema manguezal.

O primeiro incentivo aos agentes veio do secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Matos, que expôs como a Secretaria pretende atuar. "Agiremos através de projetos de conscientização junto a escolas, associações de moradores e a todos os seguimentos da sociedade". Ele ainda citou a importância desse tipo de trabalho junto à população, pois acredita que convencer e conscientizar a população são ações essenciais na proteção do meio ambiente.

Ainda na abertura do treinamento a assessora técnica da Emsurb, Adenilde Gama, apresentou as técnicas Trícia Dantas e Juçara Benetti, que deram apoio aos participantes durante todo o dia. Adenilde explicou aos jovens a intenção de disseminar e possibilitar o
pensamento conjunto de alternativas de recuperação do Parque junto à sociedade aracajuana, a partir das atividades de conscientização dos agentes ambientais.

Durante o treinamento, agentes e educadores participaram de dinâmica reflexiva em que foi reproduzido o som do manguezal, para que se sentissem integrados ao ecossistema enquanto recebiam orientações de uma das coordenadoras do Projeto. "Primeiramente temos que nos conscientizar para só então conscientizar os outros sobre a preservação do meio ambiente. Neste curso ganhei mais conhecimento, apesar de já ter uma noção do assunto", disse Abraão, agente ambiental.

Pablo Oliveira, um dos coordenadores do Projeto, esclareceu que a ação equivale à conclusão da disciplina Prática de Ensino do curso de Biologia da UFS. "Teríamos que fazer o estágio supervisionado para esta disciplina, e como os agentes estão na faixa etária correspondente aos alunos para quem teríamos que lecionar, optamos por fazer o Projeto. Além de agregar conhecimento aos trabalhos deles também ajuda a transformar a realidade do Parque Tramanday", afirmou Pablo Oliveira.

O supervisor do Programa e coordenador das Práticas de Ensino de Biologia da UFS, Acácio Pagan, lembrou que a atividade também compreende as comemorações dos 40 anos do curso na Universidade. Em continuidade às festividades, acontece no final do mês uma exposição sobre a história do curso.