Com o objetivo de acompanhar as resoluções técnicas e aprimorar os conhecimentos a respeito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatc), uma comitiva da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) participou de reunião com assessores do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), na cidade de Brasília, nos últimos dias 20 e 21.
A comitiva foi composta pela presidente Gláucia Guerra, a diretora de formação profissional, Maria Socorro Melo e a assessora técnica operacional, Maria de Lourdes Felizardo, o secretário adjunto da Indústria, Comércio e Turismo, Fábio Andrade, recebendo a recepção dos assessores do MDS, Marcelo de Sousa e Sérgio de Oliveira. Durante o encontro, foram questionadas algumas dúvidas a respeito do funcionamento do Pronatec e sobre como ele pode ser gerenciado no município de Aracaju.
Segundo a avaliação da presidente Gláucia Guerra, além de servir para consolidar as informações sobre política do Programa, o encontro também é uma forma de destacar o interesse da capital sergipana em avançar no desenvolvimento de projetos de capacitação relacionados ao Pronatec.
"A força e abrangência do Programa nos motiva a procurar formas de como executá-lo em Aracaju. Já conseguimos iniciar as primeiras turmas de qualificação do Pronatec, mas temos a intenção de ampliar a oferta de cursos e consolidar parcerias com outras instituições de ensino técnico. Todo este trabalho advém do árduo esforço do prefeito João Alves em garantir uma nova perspectiva de empregabilidade do município, possibilitando a geração de 15 mil novos postos de trabalho", explica.
A disposição e o empenho da equipe da Fundat foram elogiados pelos assessores do MDS, que ainda ressaltaram a importância da formação de encontros técnicos sobre o Pronatec. "O fato de procurar saber as nuances do Programa e de que forma ele pode ser melhor desenvolvido no município são etapas essenciais para o sucesso da sua implementação. A vinda de vocês representa que este caminho já está sendo trilhado e que será muito mais fácil organizar a preparação e progresso do Pronatec na cidade de Aracaju", afirma.
Pronatec
Criado em 2011 pelo Governo Federal, o Programa oferta cursos de qualificação gratuita, com carga horária mínima de 160h e para cidadãos acima de 16 anos inscritos no banco de dados do Cadastro Único (CadÚnico). Dividido nas modalidades de formação inicial e continuada ou formação técnica para estudantes do ensino médio, os cursos são ministrados por instituições de reconhecida qualidade técnica, como entidades do Sistema "S" (Senai, Senac, Sest/Sets),a rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, além de futuramente nas redes estaduais de educação profissional e tecnológica.
Por meio da Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas), o município de Aracaju realizou a adesão ao Pronatec, que se constitui como um dos projetos estruturantes do Plano Brasil sem Miséria, voltado para redistribuição de renda, redução da desigualdade e inclusão social. A Fundat participa como o órgão municipal responsável pela formalização de parcerias com os executores dos cursos e pelo gerenciamento das atividades de capacitação referentes ao Programa na capital.