Uma das ações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no Programa Prefeitura nos Bairros, foi reunir os agentes de endemias para visitar as residências do São Conrado e orientar os moradores sobre como combater o mosquito da dengue. A coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue da SMS, Taíse Cavalcante, explicou que foram selecionados 50 agentes de endemias para percorrer todo o bairro.
Uma das primeiras casas a ser visitada foi da aposentada Maria José de Jesus Costa, que mora na rua A, a poucos metros na USF Humberto Mourão. "Essa é a primeira vez que a Prefeitura de Aracaju faz uma ação deste tipo aqui no São Conrado, disse Maria José, enquanto recebia os agentes de endemias Genival de Andrade Lima e Vinicius Ribeiro da Silva.
Eles percorreram a residência de Maria José, olharam os reservatórios de água e constataram que a dona de casa é cuidadosa. Nem mesmo a água para o passarinho de Maria José escapou dos olhares atentos dos agentes. "Troquei essa água hoje", avisou Maria José.
Para uma maior efetividade dos serviços, o bairro São Conrado foi dividido em 20 quarteirões, com uma média de 1.413 imóveis. A visita dos agentes de endemias nas residências é feita a cada dois meses.