Defesa Civil atua de forma a prevenir acidentes

Segurança Municipal e Cidadania
23/03/2013 13h32
Início > Noticias > 53836

Aquela ação mais simples dentro de nossa casa pode representar perigo. Muitas vezes, não temos conhecimento que o suposto inofensivo ato de acender uma lâmpada pode causar um estrago em nossa residência. É para esclarecer essas e outras questões que a Defesa Civil montou o seu estande durante o 'Prefeitura nos Bairros', programa o qual acontece neste sábado, 23, no bairro São Conrado.

O órgão municipal, ligado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), desde cedo começou a reunir a equipe para prestar os serviços à comunidade do bairro, localizado na Zona Sul de Aracaju. "Às vezes estamos em casa e não percebemos que um fio fora do lugar pode ser perigoso. Por isso, nós da Defesa Civil estamos fazendo um trabalho de orientação. Passamos dicas e cuidados dos mais simples até os mais complexos", ressaltou o coordenador da Defesa Civil, coronel Reginaldo Moura.

De casa em casa, as dicas e orientações foram dadas. A vistoria nas residências também foi prestada e alertou muitos moradores da região. "É muito importante que tenhamos essas informações. Muitas vezes não conseguimos identificar os perigos que podem estar em nossa casa e, como não nos atentamos, corremos riscos. Com a vinda da Defesa Civil, somos chamados à atenção para as essas situações", disse a dona de casa, Regina Alves.

Para o coronel Moura, a iniciativa do 'Prefeitura nos Bairros', facilita a proximidade entre os órgãos da PMA e a população. "Nosso objetivo e obrigação é garantir a segurança. Por isso é muito pertinente essa aproximação. Com o programa, podemos perceber que a atuação da atual gestão tem demonstrado melhorias logo no início", frisou.

Uma das ações que tem tido destaque, é a orientação sobre o uso e manuseio do gás de cozinha. No estande da Defesa Civil, a população recebe instruções de como deve ser feita a troca, a condução e passa a saber também como funciona o dispositivo que atua no botijão. "O gás de cozinha é um dos principais riscos oferecidos dentro de casa e o que causa mais dúvidas. Com a parceria com a Ultragaz, podemos fazer esse momento de instruções com a população", destacou o coronel.