"Fiquei tão alegre quando soube que meu bairro seria o próximo. Aguardei bem ansiosa por este dia". É assim, com um sorriso tímido e um jeito acanhado, que a dona de casa Maria Fátima dos Santos, moradora do bairro São Conrado há 30 anos, explica a satisfação de presenciar a vinda do ‘Programa Prefeitura dos Bairros', realizado pela Prefeitura de Aracaju, na sua comunidade, neste sábado, 23.
Além de desfrutar dos serviços oferecidos pelas diversas secretarias envolvidas no mutirão, dona Maria de Fátima não perdeu a oportunidade de participar da oficina de pintura em tecido, uma das atividades oferecidas pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat). Segundo ela, o mutirão representa uma forma de sair da rotina. "Um dia de lazer, em que a gente sai da rotina e faz coisas diferentes", explica.
Já na opinião da autônoma Elizania Gomes, presente no evento desde a abertura das atividades, a oferta de serviços gratuitos e diferenciados foi o que ela mais gostou do mutirão da PMA. No estande da Fundat, ela ficou curiosa em aprender um pouco mais sobre como desenvolver a técnica de pintura em tecido, ministrada pela artista plástica Cláudia Toscano.
"Já fiz fuxico e não perdi tempo e procurei aprender como se faz a pintura em tecido. Estou gostando de tudo e se tiver outra edição destas no meu bairro, com certeza eu virei novamente", diz a moradora do São Conrado, que desde o período da manhã participa do evento.
Oficina de corte de cabelo
Continuando a parceria realizada na primeira edição do mutirão, a Fundat novamente disponibilizou o serviço de corte de cabelo à população, contando com a execução de profissionais habilitados do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O interesse pelos serviços de corte de cabelo foi um os mais procurados pela população, sendo que só no período da manhã mais de 100 pessoas receberam o atendimento.
A garçonete Viviane Melo, assim que soube da oferta gratuita do serviço, deu um jeito de sair do trabalho e aproveitou para dar um reparo nas madeixas. "Aproveitei e trouxe também meu filho para cortar o cabelo. Não deixei de vir aqui, mesmo sacrificando um pouco o serviço. Espero que, logo em seguida, outra novidade dessas venha para cá. Fiquei bem contente.", diz.
CredPovo e Agência do Trabalhador
Os projetos estruturantes da Fundat, como o CredPovo e a Agência do Trabalhador, também estavam à disposição dos moradores do São Conrado, que podiam tirar dúvidas e conhecer um pouco mais sobre o serviço de financiamento ao microempreendedor e a oferta de cursos de capacitação da Fundação.
A presidente da Fundat, Gláucia Guerra, acredita que o mutirão é uma forma de mostrar o que a Fundação vem disponibilizando para o cidadão aracajuano. "Desperta o interesse de um público que desconhece ou não sabe como procurar os serviços que a Fundat oferece atualmente. Hoje, com a abertura de cursos de capacitação e o atendimento ao empreendedor, a Fundação vem se empenhando para proporcionar uma nova perspectiva de geração de trabalho e qualificação profissional para os aracajuanos", afirma.