Reciclagem da Oficina de Papel encanta moradores do São Conrado

Serviços Urbanos
23/03/2013 17h03
Início > Notícias > Reciclagem da Oficina de Papel encanta moradores do São Conrado

O interesse pela transformação de um simples papel em jarros, mesas, banquinhos, abajures, dentre outros objetos decorativos chamou a atenção dos moradores do bairro São Conrado. A Oficina de Papel do projeto Reciclart levou sua arte para o bairro durante a segunda edição do Programa ‘Prefeitura nos Bairros', através do estande da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

O trabalho das artesãs no evento durante todo o sábado, 23, compreendeu a divulgação da arte em papel jornal. Expondo suas peças, elas puderam orientar os moradores da localidade a entenderem como é todo o processo de confecção das peças e a importância da prática de reciclagem. Na ação, uma equipe composta por cinco artesãs e um
coordenador desenvolveu a confecção de cestos, chapéus e outras peças durante todo o dia.

O coordenador voluntário da Oficina de Papel, Murilo Alves, informou que o trabalho é realizado há 15 anos, mas que atualmente a inovação trazida pelo grupo compreende a arte em papel machê e a reciclagem do papel com finalização em sacolas, agendas e caixas. Ele ainda antecipou que busca um espaço para o comércio das peças produzidas
pelas artesãs. "Estamos em busca de um box no Centro de Artesanato Chica Chaves (Bairro Industrial) e no Mercado Municipal para a exposição e venda dos produtos", comentou Murilo Alves.

A moradora Albertina da Conceição decidiu conferir de perto o artesanato da oficina. "Tenho na família pessoas que lidam com reciclagem e estou interessada neste trabalho por ser uma linda obra de arte e para obter uma renda extra", disse.

Projeto Reciclart

A ideia do projeto Reciclart é promover a preservação ambiental e educar os cidadãos. Ele também serve como alternativa de trabalho e terapia ocupacional para as artesãs. Atualmente o projeto é apresentado para escolas, empresas, órgãos públicos e privados, hospitais, ONGs, eventos para a realização de mini-curso ou exposição de produtos feitos com papel.

SAC


Uma equipe do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), que normalmente recebe as solicitações da população pelo 0800-284-1300, também participou do mutirão da PMA recebendo no estande da Emsurb os pedidos da comunidade.

Nas primeiras horas de evento a moradora do bairro São Conrado Maria Santana procurou o serviço do SAC para reclamar da poluição sonora nas proximidades da praça do bairro e deu sugestões para o serviço de limpeza. "Estamos registrando todas as solicitações dos moradores, assim como é feito normalmente pelo 0800, e uma das principais solicitações foi em relação a denúncias sobre terreno irregular", informou a atendente do SAC, Isaltina Santos de Silva.

Algumas das solicitações estão sendo executadas no mesmo dia, como a limpeza das ruas e poda. As que não poderão ser solucionadas neste dia serão encaminhadas à gerência responsável para que as providências sejam tomadas.