Os servidores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estão orientando a população do São Conrado no combate à raiva, calazar ou leishimaniose e esquistossomose. No estande, na rua A, os técnicos distribuíram panfletos, mostraram as armadilhas para combater a leishimaniose. A coordenadora do CCZ, Roseane Nunes, afirmou que a orientação é fundamental no combate às doenças.
Muitas pessoas que têm animais, a exemplo de José Araújo de Souza, receberam folhetos que destacam a necessidade de vacinar os cães contra raiva. "É uma ação muito importante. Nós do São Conrado sentíamos falta de um trabalho como esse", disse José Araújo, que reside no bairro há 43 anos.
Outro folheto que José Araújo recebeu fala sobre o Programa de Controle da Esquistossomose, inclusive com o desenho de um homem onde mostra as fases de contaminação. A esquistossomose é uma doença grave, causada por um verme muito pequeno chamado Schistosoma mansoni, que vive dentro das veias do fígado e dos intestinos da pessoas contaminadas, onde depositam os ovos, sendo eliminados pelas fezes.