São Conrado recebe vistoria ambiental da Sema

Meio Ambiente
25/03/2013 11h18
Início > Noticias > 53857

Na segunda edição do programa ‘Prefeitura nos Bairros', realizada no último sábado, 23 de março, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) vistoriou o bairro São Conrado, na Zona Sul da capital. Equipes técnicas, compostas por analistas ambientais, percorreram todo o entorno do rio Poxim e constataram graves problemas ambientais na região.

"Observamos o alto índice de poluição no Rio Poxim, decorrente de efluentes domésticos lançados no rio, próximo ao manguezal. Este fato pode ser evidenciado pelas saídas das tubulações de esgoto das casas diretamente no rio", disse o biólogo e coordenador dos Recursos Hídricos da Sema, Américo Azevedo de Souza.

Apesar da evidente poluição ambiental no entorno do rio Poxim, o biólogo informou que ainda existe vida no ecossistema impactado negativamente. "Mesmo diante do alto índice de poluição observamos a presença de plantas e animais que ainda sobrevivem naquele ecossistema manguezal", completou.

Quanto à arborização do bairro, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente diagnosticou um baixo percentual de cobertura arbórea nas praças, com índices de apenas 8,17% para um ideal de 50%. "A Praça Dario Ferreira Nunes tem 8,17% de cobertura arbórea e a Praça Chico Mendes 0,0%. Os índices mostram a necessidade da implementação de um plano de arborização e revitalização", informou a coordenadora de Sistema de Informações Ambientais, Carla Zoaid.

Diante de tantas problemáticas, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente se comprometeu a estudar a região e, através de uma gestão integrada, encontrar alternativas para que comunidade e meio ambiente vivam em harmonia. "A secretaria vai participar da criação de projetos relacionados às questões ambientais, objetivando melhorar a qualidade de vida da população do bairro. E vai continuar recebendo por parte deles denúncias e realizando ações ambientais. Tudo mediante uma ação integrada", ressaltou o secretário adjunto da Sema, César Gama.

A Sema, juntamente com a Adema e IBAMA, está preparando uma ação conjunta de fiscalização em todos os manguezais de Aracaju, decorrente da degradação ambiental.