Saúde leva testes de DSTs para Fundação Renascer

Saúde
26/03/2013 14h29

Na manhã  de hoje, 75 adolescentes da Fundação Renascer que cumprem medidas sócio educativas no Centro de Atendimento ao Menor (Cenam) passaram por testes rápidos para detecção de DST’s, como HIV e sífilis, e hepatites B e C, ofertados pela Secretaria da Saúde de Aracaju. A ação foi realizada pelo Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais em parceria com profissionais e estagiários de Enfermagem da Unidade de Saúde da Fundação Renascer ligada a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (SEIDES). 

Durante a ação, Maria Cristiane Braz, que é familiar de um jovem interno, relata que ficou feliz  e surpresa com a iniciativa. “A ação é muito benéfica, pois o público jovem ainda está descobrindo a própria sexualidade e muitos garotos podem não ter levado a sério os cuidados básicos e importantes, como uso do preservativo, o que os torna vulneráveis a ter contraído doenças”, disse. 

Edilieuza Francisca da Silva, mãe de um dos socioeducandos, também aprovou a testagem e afirmou que  o mais importante foi o alerta dado aos benefícios do sexo seguro. “Assim, todos eles têm mais consciência sobre o risco de doenças perigosas e ainda sem cura como a Aids”, ressaltou. Edileuza também elogiou o reforço no diagnóstico das doenças, permitindo que caso um exame dê positivo o jovem já possa iniciar o tratamento antes que o caso se agrave. 

A coordenadora da Unidade de Saúde da Fundação Renascer, Ildete Santos Andrade, relata que a parceria com a Secretaria da Saúde é inédita. “No dia 21 de março iniciamos as atividades  na Unidade Socioeducativa de Internação Provisória (USIP) e mais de 51 socioeducandos receberam os testes de HIV, sífilis e hepatites B e C ofertados pelo município de Aracaju. Queremos continuar reforçando essa parceria que é extremamente importante, e nos próximas meses mais pessoas vão ser beneficiadas com a prevenção e diagnóstico precoce das doenças”, conclui Ildete Santos Andrade.