Secretaria da Fazenda lança ITBI Digital nesta quarta

Fazenda
26/03/2013 17h13

Nesta quarta-feira, 27, a Secretaria da Fazenda vai lançar o ITBI Digital, uma forma mais simples e prática para realizar os trâmites relacionados ao imposto municipal. O objetivo primordial da novidade é adotar uma gestão moderna e ágil, integrando os diversos atores envolvidos no processo, em formato digital e em tempo real.

A ferramenta que já existe em várias cidades brasileiras e que agora será implantada em na capital sergipana, estará disponível no site da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). Promovendo uma integração entre Prefeitura, cartórios, instituições financeiras e contribuintes, o ITBI Digital vai garantir agilidade nos procedimentos, reduzindo drasticamente o tempo de permanência do contribuinte no processo de transferência de imóveis.

Com a ferramenta, o contribuinte poderá ter mais tranquilidade ao realizar os tramites, pois, a mesma proporciona maior segurança na transmissão dos dados, reduzindo os riscos de fraude ou sonegação.

O ITBI Digital ainda tem como benefícios a redução da burocracia no processo de transmissão do imóvel, passando de 72h para 24h; a emissão do DAM e o pagamento do mesmo poderão ser feitos pela web; o atendimento personalizado e mais ágil por parte dos cartórios, além do intercâmbio das informações entre a PMA, os bancos e os cartórios.

O lançamento será realizado às 10h desta quarta-feira, 27, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, situado na Rua Frei Luís Canelo de Noronha, nº 42, conjunto Costa e Silva.