Programa Jovem Aprendiz é renovado na Emsurb

Serviços Urbanos
27/03/2013 10h50
Início > Noticias > 53887

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) realizou reunião de admissão dos novos adolescentes do Programa Jovem Aprendiz no dia 15 deste mês. A recepção foi feita pela assistente social e coordenadora do Programa, Sônia Cristina Santos, que apresentou as atividades que os 12 jovens irão desenvolver nos setores administrativos da empresa com ênfase na prática, que irá complementar o aprendizado dos participantes.

Na ocasião, a vice-presidente da Emsurb, Selma França, enfatizou a importância da inserção dos jovens no Programa. "É o primeiro contato com o mundo profissional. Em breve vocês desenvolverão funções da profissão que escolherem e têm que estar preparados para isso. Tanto com a carga teórica quanto com o saber da convivência grupal. Aqui se aprende a ter postura, linguagem e habilidades que qualquer ocupação exige de um profissional", disse Selma aos novos aprendizes.

Os jovens começaram suas ações no dia 18 de março no curso de agente administrativo no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Eles apreendem a teoria por três dias na semana e a capacitação na Emsurb acontece em outros dois dias. "Os jovens recebem apoio profissional e social da empresa. Aprendem a ter postura profissional, comportamental, a importância do uniforme, dentre outras coisas", esclareceu Sônia Cristina.

Para o jovem Rafael Lima, esta é uma oportunidade única que poucos podem ter. "Uma evolução para a minha vida. Um aprendizado!", completou Rafael, que vai auxiliar os trabalhos administrativos na Diretoria de Operações.

Lei do Aprendiz

A Lei 10.097/2000 considera como jovem aprendiz aquele contratado diretamente pelo empregador ou por intermédio de entidades sem fins lucrativos, que esteja matriculado e frequentando a escola, caso não tenha concluído o Ensino Fundamental, que esteja em curso ou programa de aprendizagem desenvolvido por instituições de aprendizagem.