João Alves aprova o ITBI Digital

Fazenda
27/03/2013 15h07

Com o intuito de desburocratizar os procedimentos de transferência de imóveis, o prefeito João Alves Filho lançou hoje, dia 27, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, o ITBI (Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis) Digital. O procedimento será implantado em todos os cartórios em até 30 dias.

Para que o cidadão transferisse seu imóvel havia longas filas nos cartórios e um processo burocrático demorado e cansativo. Com a chegada do ITBI Digital, a guia de recolhimento pode ser solicitada pela internet e impressa, diminuindo o tempo de permanência nos cartórios e as irregularidades que, por ventura, existissem.

Parabenizando a postura adotada pela Secretaria Municipal da Fazenda, na pessoa do secretário Nilson Lima, o prefeito João Alves disse que a vida do cidadão será simplificada e poupará o trabalho de diversos funcionários que atuavam nesse processo. "Estou cercado de secretários eficientes e sérios. Nilson Lima está de parabéns por tentar facilitar a vida do contribuinte nesse processo demorado e ineficiente. Esse é um grande avanço".

De acordo com Nilson Lima, as filas na Secretaria da Fazenda reduzirão em 30%. "O cidadão precisava ir ao cartório; recebia uma guia de ITBI em papel; comparecia à Secretaria e aguardava a avaliação do imóvel. Somente após isso retornava à Secretaria para ter acesso ao valor da avaliação e a liberação da Guia. O contribuinte bastará agora ir ao cartório e, através da internet, resolver todo o problema, tendo o ITBI eletronicamente expedido", explicou o secretário, afirmando que todos os cartórios serão obrigados a aderir ao sistema após 30 dias, depois do treinamento de como utilizar a nova ferramenta.