Fundat promove reunião sobre Pronatec para unidades da PMA

Formação para o Trabalho
27/03/2013 17h53

Gestores das Unidades de Qualificação e Produção (UQP) e dos Centros de Referência Social (Cras) juntamente com diretores de representantes do Sistema 'S' (Senai e Senac) participaram de um treinamento operacional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), realizado nesta terça-feira, 26, no auditório do Senac.

O encontro foi promovido pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), com o objetivo de esclarecer as dúvidas sobre o funcionamento do Programa no município, além de facilitar o acesso dos funcionários ao Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), que consiste no sistema responsável em concentrar informações sobre as instituições ofertantes dos cursos, os tipos de formações profissionais e os participantes cadastrados.

Segundo a diretora de formação profissional da Fundat, Maria do Socorro Melo, o evento foi organizado como uma forma de disseminar as informações do Pronatec, conferindo agilidade na execução dos cursos vinculados ao Programa. "Dessa forma, é possível dar andamento ao processo de execução dos cursos, já que deixaremos todos os envolvidos informados sobre como gerenciar o Pronatec", explica a diretora que, na semana passada, esteve em Brasília participando de reunião sobre o Pronatec com especialistas do Ministério do Desenvolvimento Social.

Relevância

 Para a presidente da Fundat, Glácuia Guerra, o empenho da equipe de funcionários será fundamental para o correto desempenho do Programa, atingindo o objetivo final que é a formação de uma nova mão-de-obra qualificada para o mercado local.

"A nova roupagem da Fundat destaca a formação de uma nova demanda de profissionais qualificados, além de um reforço nas áreas de empreendedorismo e associativismo local. Para isso, é necessário que cada funcionário se esforce para o correto desenvolvimento de suas atividades, acreditando no resultado final do processo que será trazer mais benefício e uma vida digna para inúmeros trabalhadores", ressalta.

Já na avaliação de Dayse Goes Prado, gerente da Divisão de Educação Profissional do Senac, o encontro foi uma forma de mostrar a grandiosidade do Pronatec aos integrantes do Sistema ‘S'.  "O Pronatec tem um alcance grandioso e não só se destina para uma simples questão da qualificação, mas consegue abranger todo o contexto de vida do cidadão. É uma forma de oferecer mais oportunidades de emprego, melhoria de renda e, consequentemente, isso influencia na qualidade de vida de uma forma geral", pondera. 

Presença

Além da presença da presidente da Fundat e de todos os coordenadores das UQPs e Cras, o treinamento contou com a participação da diretora do serviço de educação profissional do Estado (SEPRO), Rivânia Andrade; a técnica responsável pelo Sistec da SEED, Margareth Ramos; o diretor regional do Senac, Paulo do Eirado Dias Filho; e representantes da equipe operacional do Pronatec da Fundat.